CI

Cultivos rentáveis para hidroponia

Embora muitos adeptos afirmem que qualquer cultura pode ser cultivada em sistemas hidropônicos, isso não significa que seja vantajoso


Foto: Eliza Maliszewski

A agricultura hidropônica vem crescendo de forma constante nos últimos anos. O menor uso de agrotóxicos, pouca ou nenhuma entrada de insetos, uso eficiente de recursos, condições ambientais regulamentadas e menores custos logísticos são algumas das variáveis que tornam o cultivo hidropônico mais rentável do que a agricultura tradicional.

Embora muitos adeptos afirmem que qualquer cultura pode ser cultivada em sistemas hidropônicos, isso não significa que seja vantajoso em relação à agricultura tradicional. Cebolas, rabanetes, beterrabas, batatas e outros tubérculos dificilmente serão rentáveis. Essas culturas raramente crescem com eficiência em um sistema hidropônico e, mesmo que você encontre um sistema que permita um crescimento eficaz, provavelmente não poderá competir com agricultores tradicionais ou mesmo orgânicos que as cultivam no solo.

O portal agrícola da Índia, KJ escolheu as três culturas hidropônicas que devem proporcionar uma possibilidade de lucro na maioria dos mercados. Abaixo reproduzimos a lista e sua justificativa:

1 – Cogumelo

Os cogumelos são uma cultura lucrativa, não importa como sejam cultivados, mas cultivá-los hidroponicamente permite que você se destaque da multidão. Cogumelos não são plantados com raízes, embora possam ser cultivados "hidroponicamente" se o termo for usado amplamente.

2 – Morangos

A fruta costuma ser um sucesso nos mercados dos agricultores, e muitos varejistas de alimentos não conseguem acompanhar a demanda quando está na estação. Você pode obter uma vantagem no mercado cultivando morangos hidroponicamente durante todo o ano, ou pelo menos durante os 10 meses do ano, quando os morangos cultivados convencionalmente não têm muita participação no mercado.

3 – Manjericão

As ervas são uma cultura muito lucrativa. O manjericão é uma das poucas ervas que podem ser cultivadas hidroponicamente com sucesso. O manjericão é sensível a temperaturas abaixo de zero, então cultivá-lo hidroponicamente faz sentido porque, como os morangos, só é acessível por alguns meses do ano quando cultivado convencionalmente no campo. Comparado com a maioria das outras culturas, também pode trazer uma grande quantidade de renda por quilo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.