CI

Josep Artigas, da corretora de algodão Artigas Cotton (Espanha) e da Artigas do Brasil, é o novo presidente da CICCA

Cerimônia marcou o início de um mandato de dois anos à frente da entidade


Foto: Divulgação

No dia 9 de outubro, durante a programação do ICA Trade Event 2026, em Dubai, o empresário espanhol Josep Artigas, da corretora de algodão Artigas Cotton (Espanha) e da Artigas do Brasil, foi eleito presidente do Committee for International Cooperation between Cotton Associations (CICCA). A cerimônia marcou o início de um mandato de dois anos à frente da entidade internacional, que reúne atualmente 17 associações algodoeiras e tem por princípio defender a santidade dos contratos, as boas práticas comerciais e os valores de cooperação no comércio global da fibra.

Com uma trajetória de décadas no setor e descendente de uma linhagem de mais de setenta anos na corretagem de algodão, Josep Artigas, conhecido por muitos como Pep/Pepe Artigas, já ocupava o posto de vice-presidente da entidade. Ao longo da sua carreira, ele tem se dedicado a contribuir com organizações diversas de representatividade setorial, como a Cambra de Comerç Brasil-Catalunya, da qual foi adjunto do presidente, e o Centro Algodonero Nacional (Barcelona/Espanha), associação centenária da qual hoje é o presidente. No algodão, atua na intermediação internacional da commodity, liderando no Brasil um projeto sólido em parceria com seu filho Paulo Artigas e com o amigo e sócio Danny Van Namen.  “Ser eleito para a presidência da CICCA reforça a credibilidade do nosso trabalho e o compromisso da família Artigas com o algodão, desde 1952”, afirma.

Ainda segundo Josep, assumir este posto representa uma grande responsabilidade, mas também a oportunidade de contribuir para fortalecer o setor algodoeiro em escala global. Na assinatura da posse, ele destacou o papel da CICCA como espaço de diálogo e confiança mútua entre compradores e vendedores, além do esforço conjunto para preservar a reputação e a integridade da cadeia algodoeira internacional.
“Minha meta é contribuir para fortalecer o setor, promover diálogo e unir os diferentes elos da cadeia do algodão em torno de valores comuns”, concluiu Josep Artigas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.