Oferta global de café segue ajustada no curto prazo
No mercado internacional, os preços do arábica apresentaram leve alta
No mercado internacional, os preços do arábica apresentaram leve alta - Foto: Divulgação
O mercado global de café atravessa um momento de transição, marcado por ajustes na oferta, movimentos distintos entre arábica e robusta e maior atenção às condições climáticas nos principais países produtores. Segundo análise do Itaú BBA, mesmo com a retirada das tarifas americanas para o café verde brasileiro, as exportações seguem limitadas pela menor produção de arábica.
Em novembro, os embarques somaram 3,58 milhões de sacas, volume 27% inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior. A expectativa é de melhora da demanda dos Estados Unidos, diante dos baixos estoques de passagem, mas a disponibilidade brasileira até o fim do atual ano-safra, em junho de 2025, é estimada em cerca de 3,5 milhões de sacas por mês, abaixo do observado no ciclo anterior. Essa restrição está ligada à menor produção de arábica projetada para 2025/26.
No mercado internacional, os preços do arábica apresentaram leve alta de 1,3% entre o início de novembro e 12 de dezembro, com o primeiro vencimento próximo de USD 3,7 por libra-peso. Já o robusta registrou queda mais expressiva em Londres, de 8,9%, pressionado pelo avanço da colheita no Vietnã e pela expectativa de maior produção, sem relatos relevantes de perdas climáticas.
No Brasil, as chuvas têm sido irregulares nas regiões cafeeiras. Houve melhora no Cerrado em novembro e dezembro, enquanto no Sul de Minas o desempenho foi mais desigual. Ainda assim, o pegamento das floradas foi considerado positivo, e as previsões indicam volumes mais regulares na segunda quinzena de dezembro.
O cenário recente trouxe alívio ao mercado, com clima favorável no Brasil e no Vietnã, maior oferta de robusta na Ásia, retirada das tarifas americanas e postergação das exigências da EUDR. As estimativas para a safra 2025/26 foram ajustadas, com redução no arábica e aumento no robusta, mantendo a oferta total próxima de 63 milhões de sacas.