CI

Semeadura do milho avança em meio a previsão de La Niña

Milho silagem avança com semeadura escalonada no RS


Foto: Divulgação

O Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (6) pela Emater/RS-Ascar aponta avanço na semeadura escalonada do milho destinado à produção de silagem no Rio Grande do Sul. Segundo o documento, produtores da Região da Campanha “estão planejando a semeadura das lavouras em duas épocas para minimizar riscos”, devido à previsão de ocorrência do fenômeno La Niña. As datas previstas são de outubro a novembro e, posteriormente, de dezembro a janeiro.

No Alto Uruguai, a semeadura encontra-se mais adiantada em comparação a outras regiões, especialmente nas áreas que receberam adubação orgânica para reduzir custos de implantação. A Emater/RS-Ascar estima que, na safra 2025/2026, a cultura do milho para silagem alcance 366.067 hectares, com produtividade projetada em 38.338 quilos por hectare.

Na região administrativa de Bagé, na Fronteira Oeste, as lavouras mostram bom desenvolvimento após chuvas regulares registradas em setembro e outubro. De acordo com o informativo, as áreas permanecem em estágio vegetativo, enquanto seguem os tratos culturais previstos, como “adubação nitrogenada em cobertura e aplicações de herbicida e inseticida”. Em Santana do Livramento, foram semeados 1.500 hectares voltados principalmente à alimentação de bovinos de leite. Em São Gabriel, a área chega a 1.000 hectares, impulsionada pelos investimentos de produtores diante da alta demanda na nutrição de bovinos de corte nos últimos anos, marcada por extremos climáticos.

Na região de Erechim, 90% das lavouras permanecem em estágio vegetativo e 10% iniciam o pendoamento. A expectativa local é de produtividade de 43.795 quilos por hectare. Na região de Santa Maria, a semeadura atingiu 50% da área prevista, estimada em 11.485 hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7