Curitiba registra maior alta no preço da carne de porco do país
Aumento nos preços reflete os resultados da pesquisa mensal realizada no Paraná
Em junho de 2024, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da carne de porco em Curitiba-PR registrou o maior aumento do País, alcançando 4,7%, quase dez vezes superior à média nacional de 0,5%, segundo dados do IBGE. As informações foram divulgadas no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 12 a 18 de julho, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná.
Esse aumento nos preços reflete os resultados da pesquisa mensal realizada no Paraná pelo Deral em junho, que indicou um acréscimo de 3% (R$ 0,56) no preço médio de varejo dos cortes de carne suína pesquisados (lombo sem osso, paleta com osso e pernil com osso), em comparação ao mês anterior.
O crescimento de 2,4% (+2,5 mil toneladas) nas exportações brasileiras em junho, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), associado ao papel de destaque do Paraná no fornecimento de carne suína para o mercado interno, pode ter influenciado o aumento de preços observado na capital paranaense. No mesmo mês de 2024, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, líderes nas exportações brasileiras de carne suína, apresentaram o melhor ou um dos melhores desempenhos do ano, com volumes de exportação de 56 mil, 24 mil e 15 mil toneladas, respectivamente.