CI

Curso aborda técnicas de genética molecular para aplicação na pecuária

Inscrições estão abertas até o dia 12 de julho e podem ser feitas pela internet


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – FUNCREDI promovem no período de 27 de julho a 1° de agosto, em Brasília, DF, o “III Curso de Genética Molecular aplicada à Reprodução Animal”. O objetivo é treinar os profissionais da área de reprodução animal em técnicas avançadas de biologia molecular com potencial de aplicação na pecuária, como por exemplo: extração de DNA de sangue, sêmen, embriões, tecidos e células; identificação do sexo em embriões; e engenharia genética aplicada à transgenia animal; entre muitas outras.

O curso, que vai contar com no máximo 12 alunos, é dirigido a profissionais formados ou que estejam cursando o último semestre dos cursos de medicina veterinária, ciências biológicas e outras áreas afins. A metodologia será baseada em aulas teórico-expositivas, com recursos audiovisuais e aulas práticas em laboratório. A coordenação técnica é dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Eduardo de Oliveira Melo e Maurício Machaim Franco.

A equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu várias tecnologias de ponta que já estão sendo utilizadas pelo setor produtivo, como a fecundação in vitro e a clonagem de bovinos. Em relação a essa última área, é bom lembrar que a Unidade da Embrapa acumula resultados positivos e inéditos para a pecuária brasileira, como o nascimento do primeiro clone bovino da América Latina: “Vitória da Embrapa”, em 2001; e do primeiro clone desenvolvido a partir de células de um animal morto: a fêmea bovina “Lenda da Embrapa”, em 2003. Ambas estão muito saudáveis, já são mães e mostraram excelente habilidade materna e potencial reprodutivo.

Em 2005, outros dois clones bovinos foram desenvolvidos: “Porã” e “Potira”, dessa vez com um propósito diferente: auxiliar na preservação da raça Junqueira, em alto risco de extinção no Brasil, com menos de 100 animais em todo o país.

As inscrições se encerram no dia 12 de julho de 2009. Mais informações podem ser obtidas com Joaquim Nogueira pelo telefone: (61) 3448-4783, fax: (61) 3340-3666 ou ainda pelo e-mail: [email protected]. O edital com a programação completa e a ficha de inscrição podem ser acessados no endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html . As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.