Curso na Embrapa aborda métodos mais modernos para identificação de bactérias

Pesquisa

Curso na Embrapa aborda métodos mais modernos para identificação de bactérias

Equipe de pesquisadores realizam curso sobre taxonomia polifásica para avaliação da diversidade microbiana
Por:
62 acessos

Equipe de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) realizam curso sobre taxonomia polifásica para avaliação da diversidade microbiana, em 27 de novembro, na Embrapa Meio Ambiente, com a finalidade de abordar os principais métodos de estudo envolvidos e necessários para a identificação de uma nova espécie.

Coordenado pelos pesquisadores Itamar Melo e Juliane Koba, conta com aulas teóricas e práticas, para profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham ou pretendem trabalhar nessa área.

Conforme Itamar, o programa trata dos métodos mais modernos para a identificação de bactérias que se baseiam na taxonomia polifásica, que é a integração de diferentes tipos de dados e informações a respeito dos micro-organismos e, integra todos as informações genotípicas, fenotípicas e filogenéticas.

"Os métodos genotípicos são direcionados às moléculas de DNA e RNA, explica Itamar. Incluem determinação do conteúdo de DNA, estudos sobre hibridização DNA-DNA, determinação das sequencias dos genes rRNA, entre outros. Já os métodos fenotípicos incluem a taxonomia numérica, análises de ácidos graxos, estudos fisiológicos, caracterização de colônias, dentre outros".

Um dado importante é que recentemente, o sequenciamento do genoma tem também contribuído na identificação de micro-organismos. São 20 vagas, o valor da inscrição é R$ 500,00. Para pré-inscrição, acesse
https://www.embrapa.br/meio-ambiente/curso-embrapa-meio-ambiente

Mais informações: cnpma.eventos@embrapa.br

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink