CI

Custeio menor dá fôlego ao produtor

A agricultura enfrenta uma das maiores dificuldades dos últimos 20 anos


O diretor de planejamento estratégico da multinacional Milênia, Luis Traldi, avalia que a agricultura enfrenta uma das maiores dificuldades dos últimos 20 anos. "A crise afetou de forma diferente, regiões diferentes. Ao mesmo tempo que em 2004 uma somatória de fatores positivos ajudou a agricultura, na safra seguinte aconteceu o contrário: tivemos a valorização da moeda e em determinadas regiões o impacto foi grande no custo de produção. Associado à alta do petróleo, ao aumento do diesel, de pneus, estradas deterioradas que aumentaram o custo do frete, além do valor dos insumos. Assim 2005/2006 ficou como um ano muito difícil para a agricultura".

Apesar de toda crise, Traldi também compartilha da opinião de que este ano será melhor para a agricultura. "Os preços dos defensivos sofreram uma queda média de 23% em moeda local nos últimos 18 meses. Os custos também caíram em dólar, o que ajuda muito já que parte da safra é exportada".

Traldi afirma que esta safra trará um "fôlego" para os produtores. "Este é o momento para colocar as contas em ordem. Tudo aponta para que o agricultor tenha mais renda nesta safra. Como a tendência de clima também é melhor, a expectativa é de uma boa produção".

Segundo o especialista, até 30 dias atrás, a previsão de plantio em todo o Brasil era de menos de 19 milhões de hectares (ha). Hoje são 20 milhões e meio de ha. Traldi salienta ainda que o produtor conhece seu potencial e sabe qual o intervalo de produtividade, dentro das intempéries incontroláveis. "É preciso assegurar o custo de produção e escolher a melhor hora de vender o produto. Depois, dá para buscar mais ganhos com o excedente".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.