CI

Dafonte mantém liderança na venda de tratores e implementos em PE

Empresa cria oportunidades para ampliar suas vendas no mercado sucroalcooleiro


Uma das mais tradicionais empresas de Pernambuco, a Dafonte Tratores, cria oportunidades para ampliar suas vendas no mercado sucroalcooleiro, em franca expansão em todo o país devido à produção de etanol, o combustível do futuro e no programa MDA+Alimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Com mais de três décadas de mercado – em outubro completa 31 anos – a Dafonte Tratores reuniu em sua sede, no bairro de São José, nesta quarta-feira, empresários e executivos do setor sucroalcooleiro, além de pequenas e médias empresas rurais de todo o Nordeste. O encontro marcou o lançamento da nova linha 7100 da Massey Ferguson (MF) e o anúncio da expansão da Dafonte na Região. O diretor geral da MF, Giuliano Vicari, já confirmou presença no evento.

Com a economia aquecida também no campo, o Brasil cresceu cerca de 7,5% no primeiro semestre de 2010. Já Pernambuco chegou a 9,3%, sendo o mercado sucroalcooleiro responsável por 5,5%, com a expansão também da base de etanol no campo, além da geração de energia com palha e bagaço de cana, o que ampliou a receita párea investimento das grandes e médias usinas da região. Nesse cenário de economia em forte crescimento, a Dafonte já registra um market share, com apenas duas lojas – uma em Pernambuco e outra na Paraíba – de 32,6% no 1S10, em toda a Região Nordeste e 60% de MS, em Pernambuco, com mais de 15 milhões de faturamento apenas em tratores de janeiro a julho de 2010, um crescimento de mais de 40% em relação ao mesmo período de 2009.

Em implementos – grades, acessórios para tratores e itens que fazem a máquina ter maior rentabilidade no custo/benefício – a Dafonte cresceu cerca de 71,4% em relação ao primeiro semestre de 2009. Além disso, a Dafonte mantém investimentos constantes em treinamento, renovação de frota e reformas, cujo valor já ultrapassa R$ 1 milhão apenas no primeiro semestre.

Genuinamente pernambucana, tendo como presidente Guilherme da Fonte, a empresa atua desde a pequena até a grande empresa com financiamentos para todos os bolsos. Cerca de 40% de suas vendas são para grandes produtores e grandes usinas; 50% para médias empresas da bacia leiteira pernambucana, associações, cooperativas e hortigranjeiros. Os 10% restantes são focados nas pequenas propriedades – agricultura familiar, responsável por 60% da alimentação que vai à mesa do brasileiro – dentro do programa do Ministério de Desenvolvimento Agrário, o MDA+Alimento. De acordo com Lelê da Fonte, diretora executiva da empresa, esse segmento tende a crescer e deve chegar ao final de 2010 com mais de 15%, uma vez que as linhas de financiamento continuam com juros altamente atraentes para os pequenos produtores. “O importante nesse trabalho é a tecnologia disponível à agricultura familiar, além de capacitação da mão-de-obra, aumentando a produtividade e a renda das pequenas propriedades”, frisa.

A expectativa é de abrir mais dois pontos de venda ainda em 2010, sendo um em Pernambuco e o “outro ainda guardado a sete chaves”, conforme diz o gerente geral da Dafonte, Neomar Campos. “Acreditamos que bateremos todos os recordes em 2010. Nossos números apontam para isso”, afirma Campos, ao mencionar que o número de cotas de consórcio saltou 140% de janeiro a julho de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. Já a venda de empilhadeiras cresceu 108%.

“Com o hexa na premiação Diamante da Massey Ferguson – uma espécie de Triplo A no segmento, que se traduz em qualidade máxima e excelência de serviços – e uma equipe afiada e treinada, vamos ser os primeiros em toda a Região e não apenas em Pernambuco”, ressalta categoricamente Campos.

As informações são da assessoria de imprensa da Dafonte Tratores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.