CI

Debate sobre reforma tributária reúne especialistas

O ex-deputado Rodrigo Maia, presidente da CNF, e Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária para a Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, apresentaram suas perspectivas


Foto: Canva

Nesta quarta-feira, o Banco Daycoval promoveu um debate sobre a Reforma Tributária, considerada a agenda econômica mais importante do país. O evento permitiu que clientes e investidores esclarecessem dúvidas sobre os regimes tributários propostos pelo governo por meio do Projeto de Lei 4173/2023 das offshores e da Medida Provisória 1184/2023 dos fundos fechados em comparação com as regras tributárias vigentes atualmente.

O ex-deputado Rodrigo Maia, presidente da CNF, e Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária para a Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, apresentaram suas perspectivas sobre a Reforma Tributária e seus impactos nos investimentos, sob os pontos de vista do mercado e do governo, respectivamente. Na abertura do evento, o diretor-executivo do Banco Daycoval, Semy Dayan, agradeceu aos convidados por debaterem os impactos da Reforma Tributária nos fundos de investimento.

Ele enfatizou a importância da aprovação dessa reforma para o Brasil, que possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Semy ressaltou que os brasileiros dedicam 147 dias por ano para pagar impostos e as empresas gastam 1500 horas anuais apenas calculando seus impostos. Ele afirmou que a sociedade aguarda com urgência uma reforma que simplifique e torne o sistema tributário mais justo, indicando que a proposta em análise no Congresso Nacional parece caminhar nessa direção.

“A questão dos FIDCs precisa ser avaliada, pois os FIDCs fechados exercem concorrência com os bancos no crédito. Isso é importante. Nós defendemos a ampliação da concorrência. Não dá para misturar quem está usando o fundo para se beneficiar apenas desse diferimento (tributário), em relação a alguém que tem uma estrutura de negócios embaixo, que gera 60 mil empregos”, disse Maia, que concluiu que o Brasil só vai crescer se ampliar o número de pessoas com capacidade de investir.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7