Demanda por etanol impulsiona alta do milho
Mato Grosso registra aumento de 0,81% no milho
Foto: Agrolink
Segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (27), o preço do milho no contrato corrente da CME Group registrou alta de 1,70% entre os dias 20 e 24 de outubro, encerrando a média em US$ 4,24 por bushel. De acordo com o instituto, a valorização foi impulsionada pelo aumento da demanda interna dos Estados Unidos para a produção de etanol, aliado ao fortalecimento da procura no mercado externo.
O Imea destacou ainda que o atraso na colheita do milho norte-americano, provocado pelo alto volume de chuvas na região do cinturão do milho, reduziu a oferta imediata do grão e contribuiu para a sustentação dos preços no mercado internacional.
Em Mato Grosso, o preço do milho também apresentou valorização de 0,81% na última semana, fechando a média em R$ 46,29 por saca. O instituto informou que o movimento foi resultado da estratégia dos produtores de reter os estoques, diminuindo a oferta no mercado interno na expectativa de valores mais atrativos nas próximas semanas.
Segundo o Imea, o atual cenário do mercado de milho no estado tende a manter um viés de alta, sustentado pela demanda firme e pela oferta limitada.