CI

Demanda por óleo eleva preço do caroço de algodão

Caroço de algodão valoriza 5,9% em Mato Grosso


Foto: Canva

De acordo com a análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (3), o aumento na demanda por óleo de algodão tem garantido sustentação aos preços do caroço no estado.

Com o início da colheita em julho de 2025 e o fim do período de entressafra, o mercado do caroço disponível em Mato Grosso sofreu pressões baixistas, registrando preço médio de R$ 894,04 por tonelada na última semana de agosto. Segundo o Imea, “apesar da queda esperada para o período, observou-se recuperação já na primeira semana de setembro”.

Ao comparar as cotações do fim de agosto com o levantamento realizado em 23 de outubro, o Instituto apontou valorização de 5,97%, com o produto cotado a R$ 947,43 por tonelada. A decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de elevar a mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 15%, a partir de 1º de agosto, impulsionou a procura das indústrias pelo óleo de algodão, contribuindo para a alta dos preços.

O Imea destacou que os preços do caroço permanecem sustentados pela maior demanda por óleo, fator que, segundo o Instituto, “será crucial para determinar a dinâmica das cotações nas próximas semanas”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.