CI

Deputado gaúcho defende fundo para garantir renda aos agricultores

A idéia é a criação de um fundo que além do seguro agrícola, também garanta renda extra aos agricultores para manutenção da propriedade



Uma das propostas defendidas pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para beneficiar os agricultores em caso de frustração de safra é a implantação de um fundo que dê garantia de renda

Foi o que disse na última sexta-feira, 30 de março, em Ijuí o presidente da citada Comissão, deputado estadual Ernani Pólo, do PP, momento em que participou de encontro na Câmara de Vereadores para debater soluções aos produtores devido à estiagem deste ano.


Pólo ressaltou que a idéia sugerida ao governo federal é a criação de um fundo que além do seguro agrícola, com a cobertura dos custos de produção, também garanta renda extra aos agricultores para manutenção da propriedade.

É o típico exemplo do que ocorreu na safra de verão deste ano, com perdas na soja e milho devido à estiagem. Ernani Pólo ainda enfatizou que outra solicitação, no momento, é o auxílio para produtores que não financiaram lavouras através de agências bancárias, por isso ficaram descobertos de seguro, o que corresponde um grande número de agricultores na região Noroeste do Estado.


O deputado também frisou o trabalho da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Assembléia Legislativa para flexibilizar a legislação ambiental a fim de facilitar o acesso dos agricultores ao programa estadual de irrigação. Isso porque no momento, as leis dificultam construção de açudes ou reservatórios para estocagem de água.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.