CI

Descoberto novo fungo que ataca os morangos

Entre os principais danos estão estão as manchas internervais nas folhas marrom-avermelhadas


Foto: Eliza Maliszewski

O Laboratório de Patologia Vegetal Hortícola do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA) da Argentina identificou um novo patógeno do morango, Neopestalotiopsis clavispora, que causa graves danos aos campos e está associado à podridão da coroa e da raiz. Conforme relatado, entre os principais danos que causa estão as manchas internervais nas folhas marrom-avermelhadas, associadas a áreas necróticas que causam a morte da planta, o que reduz a produtividade. 

“Inicialmente foi realizada uma caracterização morfológica do fungo e, posteriormente, uma caracterização molecular, por meio da extração de DNA e PCR das colônias obtidas”, explica Magalí Ibañez, integrante da equipe de Fitopatologia Hortícola do Inta Bella Vista. 

Após isolá-lo das raízes e copas de morangueiros sintomáticos de amostras que a equipe recebeu das principais áreas produtoras de morango (Jujuy, Tucumán, Santa Fé, Corrientes e Buenos Aires), a presença do patógeno pôde ser confirmada. Da mesma forma, foi destacado que devido à recente descoberta da doença no país, ainda não há fungicidas registrados para o patógeno. “Por isso, em laboratório realizamos testes de fungicidas in vitro e in vivo para determinar o manejo mais adequado e eficiente para essa doença, que ainda estão em processo de avaliação”, disse a pesquisadora do Inta Bella Vista. 

Nesse sentido, Verónica Obregón, especialista em fitopatologia daquela unidade do INTA, referiu que “a identificação dos patógenos é fundamental para estabelecer estratégias de manejo adequadas para cada doença, procurando reduzir a incidência e evitar perdas econômicas”. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.