Desvalorização do frango impacta avicultores
Preços médios do frango vivo registraram uma queda em maio
Os preços médios do frango vivo registraram uma queda em maio em comparação com o mês anterior, enquanto os valores do farelo de soja, um dos principais insumos na atividade avícola, apresentaram alta. De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa conjuntura está resultando em uma redução no poder de compra dos avicultores em relação ao derivado de soja, atingindo o menor índice desde dezembro do ano passado.
Dados divulgados pelo Cepea revelam que, até o dia 22 de maio, a venda de um quilo de frango vivo permite aos avicultores adquirirem apenas 2,28 quilos de farelo de soja, representando uma queda significativa de 13,1% em comparação com o volume possível de ser adquirido em abril e marcando o menor volume deste ano.
Especialistas do Cepea apontam que a desvalorização do frango vivo é atribuída ao enfraquecimento no ritmo de vendas da proteína, aliado ao aumento da oferta interna. Diante desse cenário, muitos agentes de frigoríficos têm se mantido cautelosos nas aquisições de novos lotes, evitando elevar os volumes de carne em estoque.