Devo usar inseticidas cultura de tomate?
O controle da traça-do-tomateiro é feito com o parasitóide Trichogramma pretiosum
Foto: Divulgação
Os inseticidas são os defensivos agrícolas, que atuam na prevenção e controle de pragas e doenças, responsáveis por perda nas lavouras. Principalmente em períodos mais secos, os cultivos irrigados, por exemplo, são menos afetados pelas pragas, mas nenhuma deles estão livre da Tuta Absoluta, velha conhecida dos produtores de tomate.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Hortaliças),o controle químico é a prática mais utilizada pelos agricultores. Recomenda-se utilizar os produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As pulverizações devem ser iniciadas quando o inseto for constatado na área.
A Embrapa alerta que a aplicação de inseticidas não é capaz de eliminar todos os insetos presentes nas lavouras. Normalmente, os produtos mais eficientes controlam cerca de 95% da população. Ainda de acordo com a publicação, estudos recentes indicaram que o uso constante de um inseticida ou inseticidas de um mesmo grupo químico formam populações resistentes.Num programa de rotação de inseticidas, cada um deve ser utilizado por um período de 28 dias.
O controle da traça-do-tomateiro é feito com o parasitóide Trichogramma pretiosum em liberações semanais na lavoura, associada a aplicações do inseticida biológico Bacillus thuringiensis ou de inseticidas com alta seletividade, tais como os reguladores de crescimento.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.