Dia de Campo reunirá agricultores e estudantes em Faxinal do Soturno

Dia de Campo

Dia de Campo reunirá agricultores e estudantes em Faxinal do Soturno

Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal do Soturno realizará um Dia de Campo sobre Meio Ambiente
Por:
50 acessos

Na próxima quinta-feira (08/11), o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal do Soturno, em parceria com a prefeitura, realizará um Dia de Campo sobre Meio Ambiente. Cerca de 100 pessoas, entre agricultores, estudantes e comunidade em geral, são esperadas na Comunidade de Sítio dos Mellos, onde será realizado o evento, com quatro estações de visitação. Na primeira, que tratará sobre métodos alternativos para a produção de hortaliças, será apresentada a técnica de cultivo em slabs, que consiste no cultivo em sacos de substrato, permitindo a colheita antecipada e programada, a diminuição da mão-de-obra e a melhor uniformidade das hortaliças, além do cultivo em hortas tradicionais.

A segunda estação apresenta a reciclagem de vidros e latas, explorando a pintura e a decoupage, arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista e papel. A extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal do Soturno, Bruna Mezzomo Neubauer, responsável pela estação, explica que levará peças prontas e outras em andamento para demonstrar o passo-a-passo dos artesanatos. 'Desta vez os participantes não poderão praticar, mas nos colocaremos à disposição de quem quiser aprender em outros momentos', comenta Bruna. Os vidros e latas utilizadas, como as de ervilhas, são recolhidos nos restaurantes locais, evitando o descarte inadequado no meio ambiente e promovendo sua reutilização.

Na terceira estação será abordada a produção de energia fotovoltaica, com a demonstração de uma placa de captação. No município, segunda Bruna, algumas propriedades já contam com a produção de energia solar. 

A última estação será sobre compostagem. Nela, os extensionistas explicarão como montar um minhocário e produzir adubo utilizando o lixo orgânico doméstico.

Na parte da manhã, a partir das 8h30, as estações serão visitadas pela comunidade em geral e os alunos de duas escolas locais. À tarde, será a vez dos grupos de produtores rurais. As atividades terminam às 17h. 'Este Dia de Campo possibilitará a visualização de parte do trabalho feito ao longo de 2018 com as escolas e com os agricultores do município', destaca Bruna.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink