CI

Dia do cooperativismo: setor impulsiona desenvolvimento do agronegócio

Setor congrega 35% da cadeia produtiva rural, 5% das exportações do agronegócio e impulsiona o País


Neste sábado (4) é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, setor que congrega 35% da cadeia produtiva rural, 5% das exportações do agronegócio e impulsiona o País a ampliar negócios nos mercados interno e externo. “A cooperativa é uma forma de organização social porque permite a inserção do pequeno, do médio e do grande produtor às modernas práticas de mercado e também contribui para gerar e distribuir renda”, disse o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Daniel Amin Ferraz.

Como forma de divulgar e valorizar esta prática, o Denacoop vem realizando atividades como a participação do Mapa no Prêmio Técnico Empreendedor, que estimula projetos e ações cooperativistas e de inclusão social. Também são destaques eventos como o Encontro de Comércio Exterior (Encomex) e o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que estimulam o cooperativismo a buscar o mercado internacional.

Mercado - Os números do cooperativismo no Brasil impressionam. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são mais de sete mil cooperativas e 7,8 milhões de associados. Em 2008, o faturamento do setor alcançou cerca de R$ 83 bilhões, o que corresponde crescimento de 15% em relação a 2007. Os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais concentraram a maior fatia desse crescimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.