Diferença dos vinhos: sustentável, orgânico ou biodinâmico?
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Marcel Oliveira

CURIOSIDADES

Diferença dos vinhos: sustentável, orgânico ou biodinâmico?

Quais as diferenças entre os chamados "vinhos sustentáveis"?
Por: -Leonardo Gottems
365 acessos

Vinhos sustentáveis são geralmente definidos através de 3 categorias principais. Com a própria certificação sustentável, os vinhedos implementam uma variedade de soluções que buscam reduzir a pegada de carbono da aplicação de boas práticas agrícolas, gerenciamento sustentável do consumo de água e resíduos, eficiência energética, energia renovável, etc. 

Também existem vinhos sustentáveis que utilizam uvas orgânicas, mas as vinícolas não estão dispostas a pagar os altos custos da certificação orgânica ou possuem algumas características na fazenda que não atendem a todos os requisitos da certificação orgânica. Os vinhos rotulados como orgânicos devem ter todas as certificações necessárias para classificá-los como orgânicos e ser marcados como certificados na garrafa. Para isso, um vinhedo deve não apenas produzir seus vinhos com uvas orgânicas certificadas, mas também evitar o uso de inseticidas, herbicidas ou fertilizantes ou produtos químicos não orgânicos. 

Além disso, em alguns países, a certificação orgânica proíbe o uso de sulfitos na produção de vinho. A proibição do uso de enxofre afeta o sabor e dificulta a produção de vinho, uma vez que o enxofre ajuda a prolongar a vida útil dos vinhos destinados a amadurecer. 

A última categoria são os vinhos biodinâmicos. É basicamente um processo em que todas as tarefas básicas da agricultura estão relacionadas ecologicamente. Por exemplo, em algumas fazendas biodinâmicas, as ovelhas vagam pelas vinhas por muitos meses do ano, fertilizando a terra. Ao mesmo tempo, é usado o controle biológico de pragas, como a incorporação de corujas em fazendas que impedem os insetos de atacarem as videiras. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink