CI

Diminui a participação do frango exportado no total inspecionado

Perda de participação em relação ao trimestre inicial de 2011 supera os 15%



Superior a um terço do total desde o início de 2011 até meados de 2012, a participação das exportações no volume de carne de frango processada em estabelecimentos inspecionados vem recuando a partir de 2013. No primeiro trimestre de 2014 correspondeu a menos de 30% do que foi produzido sob inspeção no País.

O gráfico abaixo não reproduz exatamente o resultado observado porque estabelece essa participação segundo uma média quadrimestral móvel (melhor maneira de minimizar os altos e baixos registrados a cada mês). Mas o fato é que, para uma produção inspecionada da ordem de 3,187 milhões de toneladas no trimestre, as exportações somaram pouco mais de 907 mil toneladas. E isso corresponde a cerca de 28,5% do total.

Neste caso, a perda de participação em relação ao trimestre inicial de 2011 supera os 15% e é explicada pelos movimentos opostos no abate inspecionado e na exportação. Pois enquanto o volume abatido em estabelecimentos sob inspeção aumentou 14,75% (média de 4,5% ao ano), o volume exportado recuou 2,75%. 

Os resultados apresentados têm como base a produção de carne de frango em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal (IBGE) e as exportações mensais de carne de frango (SECEX/MDIC), produto 100% submetido à inspeção federal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.