CI

Diplomatas conhecem setores estratégicos para exportação

O agronegócio é importante para o superávit da balança comercial


O agronegócio é importante para o superávit da balança comercial. Por isso, vamos levar diplomatas brasileiros para conhecerem setores estratégicos para exportação e também trabalhar com entidades de classe. A declaração é do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, que explicou o objetivo do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, que começa nesta segunda-feira (6) e termina na sexta-feira (17).

Nestas duas semanas, os profissionais visitarão municípios em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Paraná e vão poder aprofundar conhecimentos sobre os setores de carnes, café, frutas, sucroalcooleiro, lácteos e grãos. Além disso, vão verificar as ações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para garantir a qualidade dos produtos brasileiros nas áreas de defesa sanitária, inspeção, apoio laboratorial e atuação nos portos.

No encontro, o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Eduardo Sampaio, apresentou um panorama do agronegócio brasileiro. “A produção de grãos cresceu 132% de 1991 para 2009, o que corresponde a 4,8% ao ano”, ressaltou.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil tem 31,3 % de áreas agricultadas e 68,7% para outros fins. Das agricultadas, 64,8% são destinadas às pastagens e 21,8% a culturas anuais.

Em relação à área colhida na safra 2007/2008, 2,3 milhões de hectares foram para café, sete milhões para cana-de-açúcar, 14,3 para milho, 21,6 para soja e 172,3 milhões de hectares para pastagens. “Vale ressaltar que o Brasil é o maior exportador de frango, álcool, açúcar, café, suco de laranja, carne bovina e fumo”, finalizou Sampaio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.