CI

Dispositivo detecta mariposas em menos de 2 horas

Ele não necessita de muitos aparatos


Foto: AgrolinkFito

Um novo método de detecção rápida de DNA desenvolvido na Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) pode identificar mariposas ciganas asiáticas e outros patógenos em menos de duas horas, sem o uso de processos ou produtos químicos complicados, uma economia considerável de tempo em comparação com os vários dias necessários para se fazer a detecção anteriormente. 

"Às vezes, um lugar é apenas um lugar", explica o professor florestal Richard Hamelin, que projetou o sistema com colaboradores da UBC, Natural Resources Canada e da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos. “Outras vezes, é um fungo mortal ou um inseto exótico que foi carregado em um contêiner de transporte e tem o potencial de dizimar parques, florestas e fazendas locais. Então, você quer saber o que está vendo o mais rápido possível, para poder coletar mais amostras para avaliar a extensão da invasão ou começar a formular um plano de ação”, completa. 

A pesquisa de Hamelin concentra-se no uso da genômica para projetar melhores métodos de detecção e monitoramento de pragas e patógenos invasivos que ameaçam as florestas. Por quase 25 anos, você procura um teste de DNA rápido, preciso e barato, que pode ser feito mesmo em locais como florestas, sem a Internet rápida ou uma fonte de alimentação constante. 

O método, demonstrado em uma prévia do ano passado pelos formuladores de políticas florestais de Ottawa, é direto. Pequenas amostras, como partes de folhas ou galhos, ou partes de insetos, como asas e antenas, são colocadas em um tubo e em um pequeno dispositivo alimentado por bateria (o termociclador Franklin, fabricado pela Biomeme, com sede na Filadélfia). O dispositivo verifica se esses fragmentos de DNA correspondem ao material genômico da espécie-alvo e gera um sinal que pode ser visualizado em um smartphone emparelhado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.