CI

Documentário apresenta panorama da Agricultura Biodinâmica

Cada elemento do ecossistema desempenha papel crucial na produção agrícola


Foto: Divulgação

Método de cultivo agrícola criado há 100 anos pelo filósofo austro-húngaro Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, a Agricultura Biodinâmica é a  interação entre solo, plantas e ritmos cósmicos. Em sua concepção, cada elemento do ecossistema desempenha papel crucial na produção agrícola. Foi o primeiro movimento de agricultura regenerativa, orgânica e agroecológica a surgir de forma organizada no Ocidente.

Por meio de incentivo a projetos culturais da Lei Rouanet e patrocínio da Indaco, o Documentário Biodinâmicas foi idealizado pela videomaker paulistana Ruth Slinger e parceria com o roteirista e apresentador do projeto, o músico e agricultor Raphael Vasconcelos Balboni que tem como pseudônimo Raphael Arcänjo. O objetivo é mostrar o impacto e um panorama da Agricultura Biológica Dinâmica, suas influências e traçar um retrato das formas de agricultura praticadas atualmente no Brasil. Resgata a dimensão solidária na economia, tema tão urgente em um mundo cada vez mais assolado pelas mudanças climáticas.

O documentário Biodinâmicas será lançado no site oficial e pelo Youtube. A página no Instagram abriga conteúdos com mais informações. 

Os Preparados Biodinâmicos

A Agricultura Biodinâmica utiliza várias técnicas criadas pelo Dr. Rudolf Steiner em 1924 com base na Antroposofia (ciência do espírito), como a preparação de compostos orgânicos especiais e homeopáticos, o uso de técnicas de plantio e colheita em momentos específicos dos ciclos planetários e zodiacais. Considera-se a propriedade um organismo vivo, no qual a interação entre solo, plantas, animais e seres humanos é fundamental para o sucesso do sistema auto-sustentado. Não concebe o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos sintéticos, mas o uso de práticas de manejo integrado, como a rotação de culturas, adubação verde e integração de animais, uso de cristais e plantas medicinais e órgãos animais (como os chifres das vacas), a utilização de cobertura vegetal e mais.

O trabalho agrícola segue os ritmos da natureza, das estações e constelações. As fases lunares e os movimentos cósmicos orientam o plantio, a poda e a colheita, em sintonia com o tempo da Terra como organismo vivo. Cada ser (solo, plantas, animais e o agricultor) faz parte de um mesmo corpo. Quando há equilíbrio surge a saúde da terra. O conceito de organismo agrícola é uma grande contribuição para pensar a individualidade de cada sítio ou fazenda.

Conteúdo do documentário

A fim de trazer à luz o tema para as novas gerações, Ruth Slinger e Raphael Arcänjo entrevistaram agricultores, pesquisadores e pessoas de comunidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo que adotam a prática da Agricultura Biodinâmica. Entre os locais visitados estão Ilhéus, Itacaré, Uruçuca e Serra Grande, na Bahia, Parque do Zizo e UOAEI em São Miguel Arcanjo, Botucatu, Iperó e Itaberá, no estado de São Paulo.

Eles também participaram recentemente da 3ª Conferência Internacional de Pesquisa Biodinâmica entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2025 na Royal Agricultural University, em Cirencester, no Reino Unido, que teve como tema “The Whole and Its Parts” (O Todo e Suas Partes). Esse encontro reuniu pesquisadores, agricultores e instituições de 46 países, promovendo trocas de experiências e aprofundando o diálogo científico sobre os avanços da Agricultura Biodinâmica e suas práticas sustentáveis em diferentes contextos e culturas.

Durante o evento foram entrevistadas 12 profissionais que desempenham papéis significativos na promoção da Agricultura Biodinâmica e da pesquisa relacionada: a Phd Manuela de Lachapelle (diretora de P&D em Viticultura e Enologia da DBR Lafite, França), Liesl Haasbroek (proprietária e CEO da Flowforms na África do Sul), Doutor Jonathan Code (Docente Sênior em Gestão Sustentável da Terra na Royal Agricultural University, UK), André Tranquilini (agricultor biodinâmico e educador. brasileiro, gestor da propriedade Waltham Place no Reino Unido), Binita Shah (agricultora biodinâmica, empreendedora social e profissional do desenvolvimento agrícola do Nepal), Eduardo Rincón (Co-líder da Seção de Agricultura no Goetheanum, Suiça), Alysoun Bolger (Coordenador de Normas na BFDI - Biodynamic Federation Demeter International), Richard Swann (editor da revista “Star and Furrow” e Coordenador de Pesquisa na Biodynamic Association, Reino Unido), Jean-Michel Florin (Coordenador do Movimento Biodinâmico Francês), David Martin (Médico Sênior na Filderklinik, em Stuttgart, Alemanha), Charlotte Southall (do Centro de Agroecologia, Água e Resiliência (CAWR) da Universidade de Coventry, Inglaterra) e Patrick Holden (Fundador e Diretor do Sustainable Food Trust and Patron of the Biodynamic Association, UK). Eles compartilharam experiências, conhecimentos e perspectivas sobre como a biodinâmica pode contribuir para práticas agrícolas sustentáveis e conscientes que impactam positivamente sobre a crise climática.

Em viagens pelo Brasil ou através de vídeochamadas, foram entrevistados João Volkmann, (engenheiro agrônomo, produtor biodinâmico brasileiro e sócio fundador da Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul), Peter Webb, (australiano e Permacultor, facilitador de cursos práticos, vivências de ecopsicologia aliada ao budismo tibetano), entre outros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.