Doença que preocupa produtores de maçã é tema de palestra em São José dos Ausentes/RS

Agronegócio

Doença que preocupa produtores de maçã é tema de palestra em São José dos Ausentes/RS

Evento contou com a participação de mais de 40 produtores de maçã
Por:
605 acessos

A Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura de São José dos Ausentes e o Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da SEAPI/RS, promoveu uma reunião e palestra sobre o Programa Nacional de Prevenção e Controle do Cancro Europeu das Pomáceas (Neonectria galligena), nos dias 27 e 28 de outubro, nas localidades de Faxinal Preto e Várzea. O evento contou com a participação de mais de 40 produtores de maçã das comunidades de Campo Novo, Faxinal Preto, Várzea, Varzinha e Chapadão.

Sob a coordenação da engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar de São José dos Ausentes, Juliana Marioti, foram realizados o planejamento das ações para o ano de 2017 e a apresentação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), ambos visando a organização dos fruticultores e a sensibilização para a gestão nas esferas socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares.

Após, a engenheira agrônoma Hellen Aparecida Arantes dos Santos, e o técnico agrícola Marcos Paulo Prediger, da SEAPI/RS de Vacaria, orientaram e esclareceram as dúvidas a respeito do Cancro Europeu das Pomáceas (Neonectria galligena), uma doença fúngica que vem preocupando os produtores de maçã da região.

Com base na Instrução Normativa nº 20, de 20 de junho de 2013, Hellen esclareceu aos produtores sobre a identificação da doença e os procedimentos a serem adotados a fim de controlar sua entrada e disseminação nos pomares. Também foram realizadas atividades práticas de identificação do Cancro Europeu tanto em amostras fornecidas pela estação da Embrapa em Vacaria, como a campo, em um dos pomares da região.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink