CI

Drones podem auxiliar na colheita de frutas

Inteligência artificial permite um trabalho quase perfeito


Foto: Pixabay

Drones autônomos equipados com uma garra mecânica de um metro de comprimento podem coletar frutas e executar tarefas de desbaste e poda em pomares, se mostram uma grande alternativa para a fruticultura. Foi isso que apresentou a Tevel Aerobotics Technologies, uma startup israelense. 

As máquinas voadoras são equipadas com tecnologia de inteligência artificial que permite identificar os tipos de frutas, as imperfeições e seu grau de maturação. Colhe os frutos na altura ideal, a qualquer hora do dia, em qualquer local e a qualquer altura da planta. Enquanto a versão atual da empresa só pode colher maçãs e laranjas, a Tevel está trabalhando para expandir as capacidades de seus drones para incluir mais frutas. 

O Newton Research Labs da Nova Zelândia, uma empresa de design e desenvolvimento industrial, também está trabalhando em drones autônomos para a colheita de frutas. De acordo com a Future Farming, seu objetivo é ter "drones coletores de frutas zunindo pelos pomares da Nova Zelândia dia e noite". 

Para a colheita de frutas, drones parecem ser uma opção realista em um futuro próximo. Mas para culturas como cereais, sementes oleaginosas ou tubérculos, os drones não parecem ser uma opção viável por enquanto. “Uma pena porque a utilização de máquinas cada vez mais potentes, com maior capacidade de trabalho e, portanto, com uma maior largura de trabalho, torna-as cada vez mais pesadas. Um fator que está colocando em jogo a sustentabilidade dos solos”, comenta o portal especializado Bioeconomia.info. 

A compactação é um problema crescente e ameaça a semeadura direta. A técnica que tornou a agricultura argentina a mais sustentável do mundo e que começa a prevalecer no hemisfério norte. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.