CI

Drones transformam a agricultura brasileira

A tecnologia permite ainda operações em estágios avançados da lavoura


A tecnologia permite ainda operações em estágios avançados da lavoura A tecnologia permite ainda operações em estágios avançados da lavoura - Foto: Pixabay

A tecnologia dos Drones agrícolas vem ganhando destaque no agronegócio brasileiro, trazendo eficiência e sustentabilidade. Segundo Victor Gomes Silva e Rodolfo Stanke, da Fotus Agro, a pulverização de precisão realizada por aeronaves não tripuladas reduz o desperdício de insumos, protege o solo e aumenta a produtividade, conciliando produção em escala com responsabilidade ambiental.

Entre os benefícios, destaca-se a economia de água, já que os drones aplicam caldas mais concentradas e gotas calibradas entre 10 e 300 micrômetros, consumindo menos líquido sem comprometer o controle de pragas e doenças. Além disso, a aplicação aérea minimiza a compactação do solo, preservando sua estrutura e favorecendo o desenvolvimento radicular, essencial para culturas perenes como café e citrus.

"Quando pensamos em drones, estamos falando de uma tecnologia que não apenas traz eficiência econômica, mas também contribui para a redução do impacto ambiental. O produtor utiliza menos insumos, de forma mais precisa, e protege o solo, que é substrato essencial para sua produção e permanência na área. Trata-se de um passo importante rumo à agricultura sustentável e de baixo carbono”, afirma Victor Gomes Silva, engenheiro agrônomo da Fotus Agro.

A tecnologia permite ainda operações em estágios avançados da lavoura, quando máquinas terrestres não conseguem atuar sem causar danos. Isso garante maior flexibilidade no manejo, evita amassamento das plantas e contribui para respostas rápidas no controle de pragas e doenças. Levantamento da Embrapa indica que práticas de agricultura de precisão, incluindo drones, podem reduzir em até 15% o impacto ambiental de defensivos e fertilizantes.

“Nosso objetivo é garantir que o agricultor tenha total domínio sobre a operação e consiga utilizar a tecnologia em favor de uma produção mais sustentável. Por isso, investimos em treinamento de equipes e acompanhamento contínuo após a entrega do equipamento”, explica finaliza Stanke.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.