CI

Duas cidades formam aplicadores de agrotóxicos em Automotriz

São cinco dias ou 40 horas de treinamento na Aplicação de Agrotóxicos com Automotriz em um equipamento que chama atenção pelo tamanho.

São cinco dias ou 40 horas de treinamento na Aplicação de Agrotóxicos com Automotriz em um equipamento que chama atenção pelo tamanho.

Esses pulverizadores, chamados também de autopropelidos, são eficientes por conter tecnologias embarcadas que fazem da aplicação de produtos uma ação precisa e com menor custo. Suas barras de aplicação chegam a medir 48 metros.

E foi neste grande maquinário que as cidades de Planura e Tupaciguara formaram 16 participantes, oito em cada uma das turmas.

No caso de Planura, o curso foi uma parceria em Sindicato Rural de Frutal e atendeu a Fazenda Reunidas da Bagagem. A propriedade rural com vasta área que se divide entre as lavouras de cana-de-açúcar e grãos e o confinamento de gado busca ter colaboradores profissionais e qualificados, e encontrou no Senar Minas o apoio que precisa, segundo o gerente administrativo Claudio José Antonio Nepomuceno.

“Vemos esta parceria como uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia, seja do ponto de vista social (capacitação do trabalhador, agregando conhecimentos e aumento da autoestima do mesmo) quanto do ponto de vista trabalhista (responsabilidade da empresa em ter que capacitar seus colaboradores)”, explica ele.

Ainda segundo Cláudio, eles estão estudando para que mais cursos em parceria com o Senar que possam se encaixar em suas atividades, dentre eles Doma Racional de Equinos e Operador de Pá Carregadeira, possam ser realizados na fazenda.

Diferente do curso realizado em Planura, em Tupaciguara a capacitação para Trabalhador de Apoio a Agricultura / Agrotóxico – Equipamento Automotriz foi uma ação promovida pelo Sindicato Rural para atender as demandas da Usina Bioenergética Aroeira.

A empresa, que atua no setor sucroalcooleiro e desenvolve as atividades da destilação de álcool a partir da cana-de-açúcar e geração de bioeletricidade sucroenergética através da queima do bagaço, recebeu pela primeira vez esta capacitação para seus funcionários.

“Compreendemos que quanto maior for a qualificação de nossa equipe, melhores serão os resultados e o Senar Minas é um importante parceiro nessa melhora contínua de nossas atividades”, explicou Vitor Barbosa, supervisor da Área Agrícola da usina.

Participantes

Durante a semana de curso os participantes recebem instruções quanto à manutenção e operação da máquina, além de estarem aptos para atender as exigências da NR-31.

Nas aulas eles descobriram as vantagens do equipamento, dentre elas a eficiência, com aplicação de produtos mais precisa e maior rendimento operacional. Com todos esses benefícios, os autopropelidos geram economia: de mão de obra, no consumo de combustível e em sua manutenção.

Edson Rosa Rastrelo, que é responsável por uma frente de trabalho na Usina compreende o valor da reciclagem. “Cada ano surgem novas tecnologias e é importante ter sempre mais informações e fazer este curso, além de reciclar o que sabemos, ainda agrega diversos benefícios para nossa profissão e para empresa”, comentou o funcionário, que é líder de Tratos Culturais da usina.

Já para Wederson Cunha Rocha, que é motorista e operador de máquina automotriz da Fazenda Reunidas da Barragem e até já participou de outros cursos do Senar Minas, o aperfeiçoamento abre um leque de oportunidades que o profissional do agronegócio não pode deixar escapar. “Com os certificados do Senar comprovo que sou capacitado e isso me proporciona mais qualificação e abertura de mercado. O curso de autopropelido foi excelente e eu vou aproveitar bastante as informações que recebi”, comemora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.