CI

É época de vermifugação

A verminose pode causar prejuízos de 20 a 30% da produção de leite e carne


Pecuaristas aproveitam período de vacinação contra febre aftosa para combater vermes no gado

O período das águas também é momento para realizar o controle de parasitas. E a vacinação obrigatória contra a febre aftosa é oportunidade para garantir de vez a sanidade no rebanho. Com o manejo de todos os animais para a aplicação da vacina, a ocasião é propícia para outros tipos de medicações. A verminose, doença que pode causar prejuízos de 20 a 30% da produção de leite e carne segundo estudos da Embrapa, pode ser tratada com vermífugos.

“Vamos entrar no período chuvoso, época do ano propícia à proliferação, pois é quando a população de vermes nas pastagens é mais alta e o índice de infestação maior. Vermifugando o gado em novembro, o pecuarista prepara o animal para esse período crítico, mantendo a carga parasitária baixa por um bom tempo“, explica o médico veterinário e gerente de mercado de bovinos da Ourofino Maurício Morais.

Dentre os fatores que contribuem para o baixo índice de produtividade da bovinocultura brasileira, a verminose ocupa lugar de destaque. Pesquisas recentes mostram que a cada ano cerca de 10 milhões de cabeças de bovinos e búfalos morrem em consequência direta ou indireta provocada pela presença de verminoses nestes animais. O controle estratégico reduz a contaminação das pastagens e deve ser repetido anualmente, em épocas previamente determinadas. Assim, controlar significa prevenir doenças e perdas econômicas.

Para ajudar os pecuaristas a controlarem as verminoses, a Ourofino Agronegócio disponibiliza produtos como Máster LP 4%, Ivermectina LA 1%, Abamectina LA 1% e Ricobendazole.

Tratamentos

Bezerros recém-nascidos: devem ser tratados logo após o nascimento com Ivermectina 1%.

Cria e Recria: vermifugar nos meses de maio e novembro com ivermectina de alta concentração e liberação programada (Master LP®).

Vacas prenhes: recomenda-se tratar todas as vacas uma vez ao ano, com produtos a base de ivermectina de longa ação (Ivermectina L.A®). Por volta de 30 dias antes da data prevista para o parto, uma das bases indicadas é o sulfóxido de albendazole injetável (Ricobendazole 10®).

Bovinos de engorda em terminação: vermifugar todos os animais de engorda antes da entrada em pastagens vedadas utilizando-se abamectina de longa ação (Abamectina LA®) ou ivermectina de longa ação (Ivermectina LA®); ou em confinamentos, com sulfóxido de albendazole injetável (Ricobendazole 10®). Sempre respeitando os períodos de carência de cada um dos produtos.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Ourofino Agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.