CI

É preciso critérios rigorosos na aquisição das sementes

O risco de uma compra baseada somente no preço pode levar a resultados péssimos


Foto: Divulgação

A semente é a base de uma lavoura produtiva. Todos os investimentos em outros insumos não darão a resposta esperada, se forem utilizados em uma lavoura mal estabelecida ou com plantas sem vigor.

A análise acima é do engenheiro agrônomo Odilio Balbinotti, membro fundador do Comitê Estratégico Soja Brasil (https://www.cesbrasil.org.br/), criado com o objetivo de oferecer um ambiente regional e nacional que estimule sojicultores e consultores técnicos a desafiarem seus conhecimentos incentivando o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras.

De acordo com Balbinotti, o resultado final da atividade agrícola se dá por meio da capacidade de produzir mais com menos custo. "Isso não significa gastar menos por hectare, mas sim investir bem com insumos de alta qualidade e evitar desperdícios. Sementes de alto vigor reduzem o risco de replantio, formam lavouras uniformes que permitem investimentos que darão respostas expressivas no aumento da produtividade e por consequência mais lucro".

O membro do CESB acrescenta que, se pensarmos que a semente é um dos insumos mais baratos e tem tamanha importância, o cuidado com aquisição da mesma é fundamental. "Para expressar o potencial produtivo que é dado pelo seu chip através do melhoramento genético, a semente é o veículo para se chegar a uma planta sadia, vigorosa, que permita a expressão do potencial genético dessa cultivar. Pesquisas demonstram que a produtividade pode variar 0,5 sc/ha a cada ponto de vigor da semente, em uma mesma cultivar", pontua. 

Foco em qualidade - Balbinotti destaca que a qualidade da semente de soja vem evoluindo nos últimos anos e a consciência do agricultor acerca da importância da semente vem aumentando. "O setor vem se adaptando a essa demanda. Produzir e fornecer uma semente vigorosa não é fácil, exige conhecimento técnico e processos executados com excelência, portanto escolher bem o multiplicador e avaliar seu histórico de fornecimento no mercado é fundamental para se ter sucesso e até mesmo para incentivar a melhoria continua da qualidade"

"O risco de uma compra baseada somente no preço, pode levar a resultados péssimos. Avaliar o custo benefício é fundamental nesse insumo", finaliza o membro fundador do CESB. 

O CESB realiza diversas ações em prol do fortalecimento da sojicultura nacional. Entre as iniciativas, destacam-se o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja e o curso de pós-graduação EAD MTA Soja. 

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja tem como objetivo estimular os sojicultores e os consultores técnicos a desafiarem seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras, que possibilitem extrair o máximo potencial da cultura, visando a sustentabilidade da sojicultura e de todo o sistema produtivo. 

Já o curso de pós-graduação EAD MTA Soja do Centro Universitário Integrado Campo Mourão, realizado em parceria com o CESB e com a Elevagro, tem o intuito de promover conhecimento técnico de altíssimo nível, apresentando dados e estudos de produtividade obtidos pelo CESB, por meio de rigorosos protocolos e elevado nível de transparência. Com professores largamente experientes, o curso tem uma grade curricular que propicia ampla gama de conhecimentos teóricos e práticos sobre toda a cadeia produtiva da soja. É ideal para que produtores novatos ou experientes mantenham-se atualizados das inovações no mercado e estejam mais preparados para os desafios do setor, aplicando as melhores práticas em suas produções.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.