Efapi terá mais de mil animais em exposição (PR)
Feira terá exposição e venda de animais, comercialização de veículos e máquinas agrícolas, rodeios, shows, campeonatos, entre outras atrações
Uma grande feira. Assim será a 31ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial (Efapi) de Ponta Grossa. O evento acontecerá de 11 a 15 de setembro no Centro Agropecuário Municipal e deverá receber entre 120 mil e 150 mil pessoas. Nestes cinco dias o público acompanhará a exposição e venda de animais, campeonatos, julgamentos, rodeios, shows, comercialização de veículos, caminhões e máquinas agrícolas, feira de sabores, entre outras atrações.
De acordo com Adilson Berger, vice-presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais e coordenador da Efapi, criadores de várias cidades estarão expondo bovinos, eqüinos e ovinos de diversas raças. Ao todo, mais de mil animais estarão em exposição e parte será oferecida nos leilões. O setor pecuário estará presente com aproximadamente 500 animais das raças Nelore, Charolês, Canchin, Simental, Purunã, Aberdeen, Caracu, Santa Gertrudes, além de outras que participarão dos julgamentos.
A ovinocultura confirmou a presença de 300 animais, sendo muitos para julgamento e leilões. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através da Fazenda Escola, participará. Quem aprecia cavalos poderá acompanhar as provas eqüestres como a 2ª Copa Cidade Ponta Grossa – Baliza e Tambor, Circuito Sul Paranaense e Ecoterapia com crianças da Apae. Será realizado o rodeio crioulo com tiro de laço e gineteada, além de julgamentos e leilões. Serão 300 animais. “Estaremos apresentando o maior cavalo do Brasil. Ele pesa mais de uma tonelada”, conta Adilson.
Outra novidade envolve a piscicultura. Os piscicultores estarão mostrando criação de peixes com a tecnologia aplicada na região dos Campos Gerais. Os piscicultores estarão expondo e comercializando algumas espécies.
A expectativa é receber mais de 2 mil produtores. Para tanto, várias palestras técnicas acontecerão com a participação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Sindicato Rural, Secretaria Municipal da Agricultura, Emater e Senar.
Está na programação também o Simpósio da Carne. Produção e comercialização na região será o foco da discussão. Várias autoridades e técnicos dos Campos Gerais são aguardados.
Parte do parque estará ocupado por empresas do comércio, da indústria e agricultura. A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) é parceira da Sociedade Rural na divulgação dos estandes disponíveis para este setor. “Empresas locais e da região confirmaram presença”, revela. “A indústria estará representada pelos setores do leite, biogás, biodiesel, adubos e outros”, completa Adilson.
Nos estandes os visitantes poderão observar as últimas novidades nas linhas de plantadeiras, colheitadeiras, tratores, pulverizados, entre outras máquinas agrícolas. As revendas pretendem levar alta tecnologia para a feira.
Além disto, haverá a feira de veículos e caminhões. Estarão à venda novos e seminovos de várias marcas e modelos. Este evento será realizado em parceria com concessionárias da cidade.
Fazendinha
Em área de aproximadamente 1.500 metros quadrados o público observará os trabalhos técnicos das vinculadas do governo do Estado. Estarão mostrando o que há de mais moderno envolvendo a agricultura e pecuária a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Emater, Claspar, Iapar, Ceasa, Codapar e CPR. Na Rua da Tecnologia, como é chamada a Fazendinha, a Itaipu mostrará trabalho visual da usina.
Shows deverão garantir grande público
O Centro de Eventos de Ponta Grossa receberá os shows da 31ª Efapi. No dia 12 de setembro, quem sobe ao palco é a banda internacional Scorpions. Dia 13, será a vez da dupla sertaneja Jorge e Matheus e no dia 14, de Fernando & Sorocaba. No aniversário da cidade (15 de setembro), Maurício Manieri se apresentará. Os shows acontecerão por volta das 21 horas. Na mesma data, às 14 horas, a Esquadrilha da Fumaça fará um grande show.
De acordo com Adilson Berger, vice-presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais e coordenador da Efapi, os shows serão lançados no próximo dia 9 de agosto, na apresentação da cantora Cláudia Leite.
Ele ressalta que não será cobrado ingresso para entrada no Centro Agropecuário. No entanto, a entrada nos shows será paga. O valor ainda não foi definido. Será cobrado também estacionamento.
A programação da Efapi inclui ainda a Feira Estadual de Sabores. Cerca de 60 produtores do Estado estarão expondo produtos da agroindústria caseira. Para tanto, foi reservada uma área de aproximadamente 1.200 metros quadrados.
Além disto, haverá praça de alimentação. Serão várias barracas de lanche, restaurante cinco estrelas e a Casa do Criador para atender o público.
O Centro contará ainda com um moderno parque de diversões para atender as crianças.
Feira terá concurso da rainha
De acordo com Adilson Berger, coordenador da Efapi, a Secretaria Municipal da Cultura realizará o concurso da rainha. Ele acontecerá uma semana antes do início da exposição. “Queremos que a rainha esteja presente para apresentar a feira”, diz.
A abertura oficial acontecerá na manhã do sábado, 13 de setembro, e contará com a presença de autoridades. Está confirmada a presença do ministro da agricultura e do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti. Também do secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini, do presidente da Faep, representantes de cooperativas, sindicatos rurais, do prefeito Pedro Wosgrau Filho e outras lideranças.
Para o coordenador, será uma grande feira. “O momento que o agronegócio brasileiro passa é muito bom e para a região é melhor ainda. Devemos ter uma grande comercialização envolvendo todos os setores”, diz.
A Efapi é uma realização da Sociedade Rural com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Secretaria da Cultura, Secretaria de Obras e outras entidades locais e estaduais.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3239 4934, na Sociedade Rural.