Efeitos da elevação de temperatura entre 1,4 e 5,4 graus
O aumento da temperatura vai provocar o crescimento da evapotranspiração, que é a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas
O quarto relatório de avaliação do IPCC (AR4), divulgado em 2007 propôs cenários que podem ocorrer até 2100. ""A projeção fica mais sombria quanto menos forem empregadas medidas para conter as emissões de gases de efeito estufa"", diz o estudo dos pesquisadores.
No estudo foram avaliados os cenários A2 - o mais pessimista - que estima um aumento de temperatura entre 2 graus Celsius e 5,4 graus Celsius até 2100. O cenário B2, um pouco mais otimista, considera um aumento de temperatura entre 1,4 grau Celsius e 3,8 graus.
De acordo com Assad, as projeções foram feitas por meio do modelo climático Precis (Providing Regional Climates for Impact Studies), um programa de computador desenvolvido pelo Centro Hadley, da Inglaterra, uma das principais instituições a estudar as mudanças climáticas no mundo.
O sistema foi escolhido porque trabalha com escalas de espaço mais reduzidas, em uma resolução de 50 km x 50 km. ""Ele "enxerga", desse modo, o que vai acontecer até mesmo em pequenos municípios. Projeções anteriores, feitas na escala de 250 km x 250 km, acabavam deixando-os de fora"", relata o estudo.
Segundo os pesquisadores, o aumento da temperatura vai provocar o crescimento da evapotranspiração - que é a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas - e consequentemente um aumento da deficiência hídrica. Isto aumentará a extensão de áreas com alto risco climático.