CI

Egito otimiza processo de importação de trigo 

“O consumo de pão no Egito é alto – um dos mais altos do mundo”


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

Para garantir a segurança alimentar e evitar distúrbios, o governo egípcio subsidia o pão no valor de US$ 2,9 bilhões por ano – respondendo por pouco mais da metade de todo o seu programa de subsídio alimentar. O governo enfrenta um certo dilema, pois o Egito produz apenas cerca de 9 milhões de toneladas de trigo anualmente por causa da escassez de terra e água devido ao seu clima desértico e, portanto, é altamente dependente das importações de trigo. 

É perenemente classificado como o maior importador de trigo do mundo, com uma ingestão anual de cerca de 12,5 milhões de toneladas. Garantir que a cadeia de suprimentos de importação funcione sem problemas é de extrema importância. 

Reconhecendo uma oportunidade para melhorar o processo de importação de trigo do Egito, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) estão colaborando em um projeto que visa simplificar e otimizar a capacidade do país de importar trigo.  

“O consumo de pão no Egito é alto – um dos mais altos do mundo”, disse Dimitry Prikhodko, economista sênior da FAO envolvido no projeto desde que começou em 2014, à World Grain . “Com o crescimento da população, o que estamos vendo é que o consumo total de trigo para alimentação e ração está aumentando. “No momento, estamos falando de 12,5 milhões de toneladas de importações de trigo por ano, mas daqui a 9 ou 10 anos as importações terão que aumentar para 15 milhões de toneladas por ano apenas para alimentar a crescente população.” 

Estima-se que a estatal compradora de grãos do Egito, a Autoridade Geral de Abastecimento de Commodities (GASC), conseguiu reduzir a fatura de importação de trigo do país este ano em 13% devido à implantação de um sistema de informações de integração que controla a gestão, transporte e comercialização de trigo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.