CI

El Niño perde força a partir de março

Fenômeno climático terá condições moderadas durante o período de janeiro a março


De acordo com o Departamento de Climatologia da Universidade de Colúmbia (EUA) a previsão para o primeiro semestre de 2019 revela que o fenômeno climático El Niño terá condições moderadas durante o período de janeiro a março e de fevereiro a abril, tornando-se fracas para março-maio e abril-Junho. As projeções são feitas com base na SST (Sea Surface Temperature, Temperatura da Superfície do Oceano).

Por outro lado estão previstas acima da média durante a maior parte das quatro estações em grande parte das TSM (Temperaturas da Superfície do Mar) extratropicais do Atlântico Norte e do Pacífico Norte. Projeção semelhante engloba as TSM em grande parte do Oceano Índico subtropical tropical e sul e parte da latitude alta do Pacífico Sul. 

“Chances aumentadas de precipitação acima do normal estão previstas para parte do sudeste da América do Sul, partes do sul dos EUA e/ou norte do México, e fracamente para partes variadas da Ásia para a maioria ou todas as quatro estações”, aponta o Departamento de Climatologia da Universidade de Colúmbia.

De acordo com os especialistas norte-americanos, probabilidades de temperatura acima do normal são previstas para a Groenlândia, e partes variadas da Austrália, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Europa, de janeiro a abril até abril-junho. Para a maioria das temporadas desta previsão, o sinal acima do normal é fraco ou ausente no terço sul da América do Sul, sudeste dos EUA e oeste da Europa. 

“Uma probabilidade aumentada para a temperatura quase normal é prevista para várias partes do norte da América do Sul, África tropical e Indonésia na maioria ou em todas as quatro estações da previsão”, conclui a Universidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.