El Niño pode perder força
Fenômeno deve ocorrer até o final do verão de 2024
Foto: Pixabay
Uma coisa é fato, estamos sob o regime de El Niño e esta deverá ser a situação até o final do verão de 2024. Existe uma forte convergência das projeções indicando este cenário, com as chances de El Niño acima dos 90% até o trimestre dezembro, janeiro e fevereiro.
Portanto, vão acontecer sob o regime do fenômeno, a colheita de inverno, que acontece no final da primavera e verão; o plantio do verão, que acontece a partir de setembro e novembro e o desenvolvimento das lavouras de verão. Entretanto, na mais recente projeção do Instituto de Pesquisa para o Clima e Sociedade da Universidade Norte-Americana de Columbia (IRI Columbia), temos o primeiro sinal mais coerente de enfraquecimento do El Niño.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
O padrão é observado logo após o pico de maior intensidade do fenômeno, que deverá ocorrer entre outubro, novembro e dezembro de 2023, onde a média considerando todas as projeções é de +1.716°C (um valor classificado como El Niño forte).

Pluma de projeções do índice de El Niño considerando várias projeções, dinâmicas e estatísticas. Valores acima de 0.5°C são classificados como El Niño ativo. Fonte: IRI.
Após esta fase de “maior intensidade” do índice, os valores entram em declínio, com algumas projeções indicando o final do El Niño – índices abaixo de 0.5°C – ainda no primeiro trimestre de 2024. Segundo a projeção de consenso realizada pelo IRI, as probabilidades de Neutralidade são de 59% no trimestre de abril, maio e junho de 2024.

Probabilidades de El Niño para os trimestres corridos até Abril Maio e Junho de 2024. As barras vermelhas indicam probabilidades de El Niño, barras cinzas indicam condição de Neutralidade. Fonte: IRI.
Apesar dessa condição indicar o possível final do fenômeno, existem algumas considerações a se fazer. Primeiro, quanto mais distante é o horizonte da projeção – neste caso, até 10 meses à frente – maiores são as incertezas. E o segundo ponto, é que mesmo com o enfraquecimento do El Niño, as condições atmosféricas não respondem imediatamente.
Assim, o desenvolvimento da safra de 2023/24 será influenciada pelo fenômeno El Niño, e potencialmente a colheita desta safra – que ocorre no primeiro semestre de 2024 – também será feita sob essas condições. Neste momento, as maiores incertezas vêm para o plantio da safra de inverno em 2024, que dependerá de como as projeções vão evoluir nas próximas atualizações.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete