CI

Em Flores da Cunha (RS), agricultores conhecem detalhes dos programas voltados para eles


A agricultora Maria Aparecida Benardi saiu de sua propriedade na manhã deste sábado (16), e foi ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha compartilhar uma história de sucesso. Aparecida foi contar no 2º Seminário de Agroindústria Familiar de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, a experiência do empreendimento Doces Silber, em que ela, o marido e os dois filhos produzem geleias e chimias de frutas orgânicas para toda a região há dois anos.


Com o intuito de incentivar outros agricultores familiares a seguir o exemplo, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, deu uma palestra no Seminário. Ele explicou como funcionam os principais programas do MDA e como agricultores familiares podem acessar as políticas voltadas para eles.

“Todas as nossas linhas de crédito possuem juros negativos, abaixo da inflação”, destacou o Pepe Vargas. “Um das linhas mais acessadas é a Mais Alimentos, que permite a compra de máquinas e insumos para modernizar a produção. A taxa de juros é de 2% ao ano para pagar em até 10 anos”, explicou o ministro.

Quando iniciaram o projeto de venda de doces, há dois anos, a família de Maria Aparecida adquiriu o Mais Alimentos. “Com o valor do crédito, montamos a agroindústria, desde a cozinha até a recepção”, conta a agricultora. Como a carência da linha é de até 3 anos, apenas agora, com o investimento dando frutos, a família quitou a primeira parcela.“Temos uma experiência muito boa. Até mesmo os nossos filhos, que tinham planos de sair daqui, agora pretendem tocar o negócio”, comemora.


Em 2012, a família Benardi participou de diversas feiras apoiadas pelo MDA, entre elas, a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo. “Na final do ano, chegamos a produzir cerca de 1.500 quilos de doce em apenas duas semanas”, lembra Aparecida. A Doces Silber funciona na propriedade da família, de 31 hectares, no distrito de Travessão Carvalho, em Flores da Cunha.

O 2º Seminário de Agroindústria Familiar de Flores da Cunha faz parte da programação da 2ª Feira Agroindustrial dos municípios de Antônio Prado, Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.