CI

Em Minas Gerais, missão do CNA Jovem conhece produção de queijo e café

Comitiva passou por Belo Horizonte, Serra da Canastra e Varginha


Foto: Divulgação

A missão técnica dos vencedores do último CNA Jovem passou por Minas Gerais, onde conheceu a atuação da Sistema Faemg/Senar e vivenciou experiências na produção de café e queijo, alimentos que são marcas no estado e conquistam pessoas mundo afora. A comitiva esteve no estado entre os dias 22 e 25 de junho. O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo; pelo superintendente do Senar-MG, Cristiano Nassif, e por profissionais das áreas técnicas que apresentaram os projetos em prol da agropecuária mineira. 

“Um dos grandes desafios é manter o jovem no campo de forma atrativa e competitiva. Por isso precisamos fazer um trabalho continuado para que os jovens se sintam atraídos para além da questão financeira. Vocês, jovens, têm gigantescos desafios e muitas oportunidades para atuar na agropecuária, que já se desenvolveu muito nos últimos dez anos. Aproveitem este momento e se preparem para continuar nesse crescente”, destacou Antônio de Salvo.

Na ocasião, Laerte Mendonça Neto e Nayara Magalhães, representantes mineiros no grupo, foram agraciados com placas de homenagem pelo Sistema Faemg.

Para o superintendente do Senar Minas, receber os jovens foi motivo de muito orgulho. “Trabalhamos em ações com jovens e mulheres de forma sistemática em todo o Estado. Essa atenção do Sistema voltada para os jovens tem relação, também com o Programa de Sucessão Rural, um programa do Sistema Faemg que forma sucessores e não somente herdeiros de propriedades rurais”.

Modo tradicional de fazer

Na quinta (23), a comitiva partiu de Belo Horizonte em direção à Serra da Canastra, onde acompanhou o processo de produção artesanal do queijo canastra que é protegido por indicação de procedência, a partir do leite cru que confere características e sabor únicos.

Em São Roque de Minas, eles visitaram o Centro de Mestraria Canastra, onde conheceram o trabalho de qualificação, treinamento e análises laboratoriais dos associados vinculados à Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).

No local os jovens ainda participaram de uma oficina de fabricação de queijo e observaram os detalhes que conferem ao produto da região a qualidade e características únicas, além dos critérios técnicos exigidos pelos órgãos de controle de qualidade e sanitária.

O pingo, soro do leite do dia anterior, utilizado como fermento na fabricação artesanal é um dos diferenciais do queijo canastra.

A visita a três queijarias da região mostrou como a organização coletiva, a busca por conhecimento e a sucessão rural são fundamentais para o fortalecimento da agropecuária e melhoria de qualidade de vida e fixação das pessoas no campo.

O jovem Hugo Leite, um dos participantes do CNA Jovem é exemplo disso. Ele faz parte da quinta geração da família que produz a marca Roça da Cidade e ficou feliz em receber os colegas vencedores da quarta edição. 

Os 450 litros de leite ordenhados diariamente são utilizados para a fabricação de 40 peças de queijo e garantem o sustento de 14 colaboradores, que atuam desde a criação e manejo dos animais até o beneficiamento e maturação dos queijos, dando origem a uma infinidade de produtos de acordo com o período em dias de maturação.

“O queijo da canastra é mais do que alimento, trata-se de uma expressão cultural. Por meio de uma pequena produção, a gente consegue enviar o nosso queijo para diversos locais do Brasil e ao mesmo tempo consegue oferecer melhores oportunidades de trabalho para a comunidade.  O campo abre oportunidades na medida em que promover o turismo de experiência para que as pessoas consigam vivenciar esses processos de produção”, declarou.

Já na região de Varginha, no Sul de Minas Gerais, a comitiva foi recebida Fundação ProCafé e em seguida conheceu a fazenda experimental da instituição.

“Conhecemos os laboratórios de biotecnologia que produzem e difundem pesquisas e tecnologia na cafeicultura brasileira, que é referência em nível mundial”, destacou a coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato.

A missão ainda incluiu visita ao Centro de Excelência em Cafeicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que está em construção.

A programação no estado foi encerrada na Fazenda dos Tachos, propriedade que produz café desde 1780 e é liderada por uma mulher que aproveita as oportunidades do empreendedorismo e oferece serviços de agroturismo.

No sábado (25), o grupo seguiu em direção ao estado do Pará onde permanece até quarta (29) para imersão na produção agropecuária da região Norte.

A missão técnica do CNA Jovem ainda passará por outros estados:

Mato Grosso do Sul
Na região Centro-Oeste, serão recepcionados pela diretoria do Sistema Famasul/Senar-MS. De lá seguem para conhecer a Fazenda Sapé, em Maracaju, reconhecida pela pecuária sustentável. A programação inclui ainda um tour pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte em Campo Grande.

Rio Grande do Sul
No estado, eles visitam a Farsul, em Porto Alegre. A comitiva também fará visitas guiadas por vinícolas na região de Flores da Cunha Bento Gonçalves, tradicionalmente conhecido pela produção de uvas e vinhos premiados.

Distrito Federal
No encerramento da missão técnica, a comitiva desembarca em Brasília para uma visita à sede do Sistema CNA/Senar e uma agenda com os diretores da instituição no dia 5 de julho.

Saiba mais sobre a missão técnica:

Vencedores do CNA Jovem fazem missão técnica pelo Brasil

Vencedores do CNA Jovem conhecem potencial da produção de alimentos no oeste baiano

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.