CI

Emater-PR apresenta alternativas tecnológicas para o pequeno produtor

Cerca de 60 técnicos e extensionistas da instituição estarão nos 50 estandes e unidades pedagógicas


O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estruturou um espaço com 30 mil metros quadrados para atendimento ao produtor na 18ª edição do Show Rural Coopavel. Cerca de 60 técnicos e extensionistas da instituição estarão nos 50 estandes e unidades pedagógicas preparadas para receber visitantes durante a feira.

Eles vão apresentar dezenas de alternativas tecnológicas e programas capazes de contribuir com o aumento da renda, melhoria da qualidade de vida e promoção da segurança alimentar dos agricultores familiares, tudo isso obedecendo à perspectiva da sustentabilidade ambiental e social.

O Show Rural acontece entre 6 e 10 de fevereiro, em Cascavel, e a Emater, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, é parceira da organização deste evento que durante cinco dias deve receber um público superior a 100 mil pessoas.

Dentro do Parque Tecnológico Coopavel serão apresentadas propostas como o modelo de produção de leite a pasto; produção de grãos com o mínimo de agrotóxicos, obedecendo à tecnologia do manejo integrado de pragas e doenças; cultivo florestal e suas potencialidades econômicas e ambientais; processamento agroindustrial na pequena propriedade rural; artesanato; cultivo de hortaliças e frutas, turismo rural; produção animal orientada pelos princípios da agroecologia; entre outras.

“É uma oportunidade que o serviço de extensão rural tem para mostrar todo um trabalho voltado para atender o nosso público prioritário, o agricultor familiar. Nessas unidades, apresentamos o enfoque do desenvolvimento rural, através das principais cadeias produtivas que temos na região e no Estado”, explica o diretor presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann.

Ainda segundo o dirigente do Instituto, com o trabalho realizado no Show Rural o serviço oficial de extensão rural procura provar que com uma atuação focada, com objetivos claros e metas bem definidas, utilizando a metodologia de propriedades de referência dentro das diversas cadeias produtivas, pode contribuir para que o agricultor e sua comunidade avancem rumo à construção de uma agricultura mais sustentável.

“A gente assume o grande papel de motivar, de chamar a atenção, para que o agricultor busque essas informações que estão disponíveis. Destacamos que existem alternativas, que existem opções, e a partir disso o produtor pode procurar tanto o serviço de extensão rural quanto outras organizações parceiras para se qualificar ou obter os recursos que precisa para colocar em prática aquela proposta divulgada”, explica Niederheitmann.

SISTEMA - No espaço organizado pela Emater no Show Rural Coopavel, o Sistema Estadual da Agricultura montou um estande para mostrar, ainda, outros serviços levados pelo Governo do Estado para atender ao produtor rural.

Segundo o secretário estadual da Agricultura em exercício, Otamir César Martins, a proposta é criar oportunidade para que os produtores possam também conhecer serviços e benefícios ofertados pela Ceasa, Claspar, Codapar, e pela própria Seab.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.