CI

Embalagem biodegradável mantém alimentos frescos

“Esta invenção serviria como uma melhor opção para a embalagem na indústria alimentar"


Foto: Marcel Oliveira

Um grupo de pesquisadores da Nanyang Technological University, Singapore (NTU Singapore) e da Harvard T.H. Chan School of Public Health, nos Estados Unidos, desenvolveram uma embalagem alimentar que estende a validade de fruta fresca por dois a três dias. As informações foram divulgadas pela Revista Vida Rural de Portugal. 

De acordo com a NTU Singapore, a embalagem é feita de um tipo proteína do milho denominada zeína, amido e outros derivados naturais de biopolímeros e possui ainda compostos antimicrobianos naturais como óleo de tomilho e ácido cítrico. “Nos testes de laboratório, a embalagem quando exposta a um aumento de humidade ou enzimas provenientes de bactérias prejudiciais libertou os compostos antimicrobianos e matou bactérias como a E.Coli e a Listeria, assim como fungos. O material foi feito de forma a libertar as quantidades mínimas necessárias apenas em resposta à exposição”, indica a revista europeia. 

“Esta invenção serviria como uma melhor opção para a embalagem na indústria alimentar, uma vez que demonstrou qualidades antimicrobianas superiores no combate a uma miríade de bactérias e fungos relacionados com os alimentos que podem ser prejudiciais para os seres humanos. A embalagem pode ser aplicada a vários produtos como peixe, carne, legumes e frutas”, explicou o co-líder e diretor do NTU’s Centre of Antimicrobial Bioengineering, Mary Chan. 

A equipe espera aumentar a sua tecnologia com um parceiro industrial, com o objetivo de comercializar nos próximos anos. Os resultados do estudo foram publicados no jornal científico revisto por pares ACS Applied Materials & Interfaces. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.