CI

Embrapa apresenta novas cultivares de soja RR e convencionais

A Embrapa apresenta 14 cultivares de soja convencionais e transgênicas


Quatorze novas cultivares de soja convencionais e transgênicas para todas regiões brasileiras estão sendo apresentadas pela Embrapa na 27ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil (RPSRCB) realizada nesta quarta-feira (17-08) e quinta-feira, no Aguativa Resort, em Cornélio Procópio (PR). “Entre as novidades estão as variedades específicas para soja na alimentação, de diferentes ciclos, outras com boa resistência aos nematóides de galha e cisto, problemas que afetam a produtividade da soja, entre outras características que atendam a nichos específicos de mercado”, explica o pesquisador Antonio Eduardo Pípolo.

Soja RR

A Embrapa irá apresentar três novas cultivares transgênicas, com tolerância ao herbicida glifosato: BRS 255 RR e BRS 256 RR, indicadas para Paraná, São Paulo e Santa Catarina e a BRS Favorita RR, para Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. A cultivar de soja BRS Favorita RR por ser semiprecoce constitui-se numa ótima opção para áreas de renovação de canaviais ou em esquema de sucessão de culturas com “safrinha” de inverno. A BRS Favorita RR é resistente às principais doenças, o que confere a esta cultivar uma ótima estabilidade. A BRS 256 RR tem como diferencial a resistência aos dois nematóides de galha M. incognita e M. javanica e a BRS 255 RR é de ciclo precoce, o que é um atributo bastante exigido atualmente pelo produtores.

Alimentação

Atendendo ao interesse de produtores de soja orgânica ou nichos de mercado que produzem soja para alimentação humana, a Embrapa Soja vai apresentar a BRS 258. Esta variedade tem sementes graúdas, hilo claro, alto teor de proteína e ainda resistência a uma importante doença, o cancro da haste. A BRS 257, que possui ciclo precoce, é outra cultivar específica para soja na alimentação. “Ela tem como característica principal a ausência de lipoxigenase, enzima responsável pelo gosto de feijão cru, característico da soja, aliada a bons rendimentos”, explica o pesquisador Antonio Eduardo Pípolo. Para Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, a Embrapa está apresentando a BRS Yara, cultivar precoce, atributo bastante exigido pelos produtores interessados em cultivo de safrinha.

Bons rendimentos

A BRS 260 tem apresentado bons rendimentos no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, comparado às melhores cultivares semi-precoces da região, e também boa resistência ao nematóides de galha M. incógnita e moderada resistência ao M. javanica. A BRS 261 também possui boa resistência aos nematóides de galha. A BRS 262, além do excelente potencial produtivo, tem como diferencial resistência ao nematóide de cisto, da raça 3.

Bahia

A Embrapa desenvolveu também uma nova cultivar para a Bahia, a BRS 263 (Diferente), que ganhou este nome porque a planta tem um tom avermelhado. Ela possui alto potencial de rendimento, comparado às cultivares utilizadas na região.

MT e RO

Uma cultivar mais resistente à chuva durante a colheita é a grande novidade da Embrapa para os produtores do Mato Grosso e Rondônia, a BRS Tianá. “Esta cultivar resiste a períodos de chuva na colheita, porque o tecido da vagem é mais firme e não abre facilmente, provocando perdas de grãos”, exemplifica o pesquisador Geraldo Estevam, da Embrapa Soja.

Norte e Nordeste

Para os estados do MA, PI, norte do TO e RR, a Embrapa também tem novidades, é a BRS Carnaúba, que tem ciclo médio e destaca-se por alto potencial produtivo e boa resistência a doenças. Essa nova cultivar apresenta 8% mais de rendimento que a cultivar mais usada nesses estados.

As sementes de todas as cultivares apresentadas na Reunião de Soja estarão disponíveis para multiplicação entre os produtores de semente na próxima safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7