Com uma grande diversidade de espécies, a Embrapa Cerrados – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Planaltina (DF) – iniciou o período de comercialização de algumas mudas produzidas em seu viveiro. A oferta deve prosseguir por 90 dias ou enquanto durar o estoque de cerca de 10 mil unidades. Estão disponíveis 50 espécies nativas e 49 frutíferas ou exóticas adaptadas à região.
A compra deve ser feita pessoalmente na própria Embrapa Cerrados, e o pagamento em dinheiro. Para o produtor rural Marcelo Pereira da Silva, do Núcleo Rural Córrego da Onça, que fica na extensão do Park Way, a grande vantagem das mudas é o preço, aliado à garantia de procedência. Ele conta que pretende utilizar as fruteiras nativas do Cerrado que adquiriu para iniciar um trabalho com o sistema agroflorestal. “Essas mudas podem ser também utilizadas na reserva legal de chácaras, que deve abranger 20% da área da propriedade”, sugere.
Segundo o supervisor do setor de viveiros e casa de vegetação da Embrapa Cerrados, Geovane Andrade, o objetivo da iniciativa é atender o maior número de pessoas que buscam pequenas quantidades de mudas. “Com as vendas, mais visitantes passam a conhecer o trabalho da Embrapa e depois procuram por suas tecnologias”, explica. Além de atender a essa demanda, a Embrapa Cerrados destina grande parte das mudas de espécies nativas produzidas em seus viveiros para atender a projetos ambientais.
Serviço:
A relação completa pode ser consultada no site www.cpac.embrapa.br.
A Embrapa Cerrados fica na BR 020 km 18. A venda de mudas funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 9h30 e das 13h às 14h30.
Texto e fotos: Clarissa Lima Paes (MTb 6472/DF)
Jornalista da Embrapa Cerrados