Embrapa desenvolve feijão mais resistente a pragas
O mais novo produto tem cozimento mais rápido que os disponíveis no supermercado
Uma nova variedade de feijão (nova cultivar) desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão deverá facilitar a vida das donas de casa e cozinheiros em geral. Batizado de BRS Pitanga, o mais novo produto do órgão de pesquisa tem cozimento mais rápido que os disponíveis no supermercado, com a vantagem de não oferecer risco à saúde e não ser transgênico.
Segundo o pesquisador da área de genética e melhoramento de plantas Luís Cláudio de Faria, o grão é fruto do melhoramento convencional realizado na instituição. O feijão apresenta maior produtividade que os grãos disponíveis no mercado para o produtor, é mais ereto, tem maior porte e mais resistência a pragas.
O BRS Pitanga tem coloração semelhante ao feijão roxinho. O resultado final só foi obtido pela Embrapa após um refinamento de dez cruzamentos entre linhagens promissoras. Para quem pensou na mistura de feijão com pitanga pode ficar calmo, o nome do produto foi dado apenas pela aparência.
O pesquisador estima que foram gastos dez anos para se chegar a esta variedade. Em cada cruzamento foram avaliados porte da planta, resistência a doenças e pragas. Após os primeiros testes, o grão foi para o laboratório, onde foram analisados a qualidade e período de cozimento. No laboratório, sem pressão, o feijão Pitanga demorou 20 minutos para ficar no ponto. De acordo com Luís Cláudio, com o uso da pressão o tempo de cozimento será inferior aos 20 minutos. Um quilo de feijão normal demora de 35 a 40 minutos na panela de pressão para ficar pronto.
CUSTOS – O pesquisador diz que durante o estudo foi considerado o ganho em qualidade, não tendo sido feita comparação de preços, já que o custo do produto pode ser o mesmo do feijão normal. Mas ele explica que em função do tipo do grão que já possui preço mais caro no mercado, o preço do BRS Pitanga poderá ser até 30% mais caro do que os feijões comuns. “O feijão roxinho geralmente é mais caro do que o preto ou o carioquinha, por este motivo o custo do produto deve se manter.”
O valor do produto também vai depender de como cada empresa utilizará as informações do potencial do feijão como estratégia de marketing; assim o valor do feijão Pitanga poderá ser maior ou semelhante ao dos grãos disponíveis no mercado.
O produto é exclusivo da Embrapa Arroz e Feijão; a boa notícia é que no início de 2006 as sementes do BRS Pitanga vão ser comercializadas. O feijão Pitanga tem algumas peculiaridades, como boa tolerância às doenças, boa consistência de caldo – que vai do marrom arroxeado ao vermelho escuro – e grande aceitabilidade culinária.
O produtor que desejar obter mais informações pode ligar no (62) 3533-2110, no Serviço de Negócios Tecnológicos (62) 3202-6000 ou pelo e-mail: [email protected]