Embrapa e Idam promovem curso Avaliação da fertilidade do solo para técnicos de Ater
curso online será realizado nos dias 16 e 17 de junho

Como parte da programação de cursos que acontecem no âmbito do Termo de Cooperação entre a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), será realizado nos dias 16 e 17/6/2021, o curso on line “Avaliação da fertilidade do solo: recomendação de calagem e adubação para fruteiras”, para técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do estado do Amazonas.
A avaliação da fertilidade do solo, realizada por meio da análise de solo, é a forma mais simples, econômica e eficiente que o agricultor dispõe para diagnosticar as condições de fertilidade do solo, antes do plantio. E a análise de solo é a ferramenta básica e fundamental para o planejamento agrícola, na implantação de uma nova lavoura, pastagem, pomar ou plantio florestal, pois determina o estoque de nutrientes no solo, a composição textural e os fatores químicos limitantes no momento anterior ao plantio, possibilitando o desenvolvimento de um programa de correção e adubação, bem como monitorar e avaliar periodicamente o balanço dos nutrientes no solo, contribuindo para a construção de um sistema de produção eficiente.
Este curso faz parte de uma série de capacitações em ambiente virtual que serão oferecidas pela Embrapa Amazônia Ocidental e direcionadas, principalmente, aos técnicos do Idam. O Termo de Cooperação envolve também outras ações coordenadas pelas chefias-adjuntas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental.
As ações de capacitação estão sob a coordenação do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (Sipt) da Embrapa Amazônia Ocidental. O desenvolvimento dessas capacitações visa atender interesse em temas identificados junto ao Idam com base em demandas dos agricultores. Alguns cursos atendem também a técnicos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), além de técnicos das secretarias de agricultura dos municípios, tendo como foco conhecimentos e soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa.
O curso Avaliação da fertilidade do solo: recomendação de calagem e adubação para fruteiras, também faz parte dos projetos Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia (Tecfruti), que compõe o Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tecnologias para Cultivo Racional de Açaizeiro (Euterpe oleracea e Precatória) para Produção de Frutos na Região Amazônica (Açaitec).
Programação
Os pesquisadores Maria do Rosário Lobato Rodrigues, Jeferson Vasconcelos de Macêdo e o analista Marcos Filipe Alves Salame, da Embrapa Amazônia Ocidental, serão os instrutores do curso. Serão abordados os temas: Tipos de solos predominantes na Amazônia, Noções sobre a fertilidade química e física dos solos predominantes na Amazônia, Finalidade e importância da análise de solo, Laboratório de Análise de Solos e Plantas (LASP), Amostragem de solo, Componentes da acidez do solo e bases trocáveis, Fertilização, Expressão dos resultados analíticos, Uso do aplicativo Nutrisolo.