CI

Embrapa faz parceria com Stara para pesquisas em agricultura de precisão

O equipamento permite analisar a variação de produtividade de grãos dentro de uma mesma área



A Embrapa Pecuária Sul está iniciando uma parceria com a empresa Stara, sediada no município de Não-Me-Toque (RS), para a utilização de equipamentos e tecnologias para agricultura de precisão. A parceria foi iniciada com a instalação de um monitor de colheita, cujos hardware e software foram desenvolvidos pela empresa, que está sendo utilizado nas lavouras experimentais do centro de pesquisa, em Bagé (RS). O equipamento permite analisar a variação de produtividade de grãos dentro de uma mesma área, relacionando-as com os diferentes tipos de manejo, inclusive com os empregados durante a pastagem de inverno.


Os equipamentos da Stara vão contribuir para as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa na área de Integração Lavoura-Pecuária, sistema que alterna o cultivo de culturas agrícolas e de pastagens em uma mesma área. Além disso, os resultados obtidos farão parte das pesquisas desenvolvidas pela Rede de Agricultura de Precisão, que engloba vinte unidades da Embrapa, entre elas a Unidade sediada em Bagé. De acordo com o pesquisador Naylor Perez, com o monitor será possível georreferenciar os diferentes potenciais de produtividade de uma determinada área agricultável, permitindo intervenções em locais específicos, visando melhorar a resposta do sistema produtivo.


A Stara é uma empresa brasileira que atua em todo território nacional e está presente nos cinco continentes, exportando para mais de 35 países. Atuando no setor de implementos agrícolas, a empresa tem mais de 50 anos e desde 2000 trabalha com equipamentos de agricultura de precisão. A parceria com a Embrapa prevê ainda a utilização de outros equipamentos e, como retorno, a companhia terá acesso às informações geradas pelas pesquisas, possibilitando aprimorar seus produtos ou mesmo criar novos equipamentos para este setor. “Além da empresa, a parceria proporciona ainda a possibilidade de que os resultados obtidos cheguem ao produtor rural que, com isso, pode melhorar sua atividade e aumentar sua renda”, finalizou Perez.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.