CI

Embrapa lança aplicativos para arroz irrigado e animais das raças Hereford e Braford

O aplicativo se baseia de um cálculo feito através de uma fórmula que considera a incidência de temperatura do dia sobre as plantas.


A Embrapa chega à 39ª Expointer com onze lançamentos para o setor agropecuário, entre eles três aplicativos, que foram apresentados na manhã deste domingo (28).

No arroz, a novidade é o GD Arroz, disponível para smartphones e tablets. Desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado em parceria com Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), na prática, o aplicativo se baseia de um cálculo feito através de uma fórmula que considera a incidência de temperatura do dia sobre as plantas. Com este cálculo prévio, é possível estabelecer quantos graus de incidência no total são necessários para chegar a cada um dos seis estágios de desenvolvimento da planta, o que também possibilita calcular o número de dias necessários para se concluir cada um desses eventos.

Já a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, desenvolveu em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a empresa de consultoria WebRural o sistema PampaPlus Net. O App agiliza o cadastramento das informações das duas raças e o envio ao setor de registro genealógico e ao programa de avaliação genética oficial da ABHB. 

Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Paulo) e pela Embrapa Informática Agopecuária (Campinas), o App Roda da Reprodução é gratuito e permite o acompanhamento produtivo e reprodutivo do rebanho. As informações geradas pelo aplicativo auxiliam na identificação de animais com problemas reprodutivos, programação de coberturas, visualização da distribuição dos partos, proximidade da data de secagem das vacas, reconhecimento de animais com período de lactação de curto e previsão de proximidade de retorno ao cio. 

A ideia, segundo o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (SP) Marcos Visoli, é ampliar o uso da Roda da Reprodução, tanto no programa Balde Cheio executado pela Embrapa, como nas atividades de gestão de rebanho leiteiro. Cerca de 90% dos produtores que participam do programa monitoram o manejo reprodutivo por meio do quadro manual, e um dos objetivos é facilitar o acompanhamento da situação de cada vaca em um calendário circular anual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.