Estimado usuário. Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
Submetida a cultivos em áreas de sequeiro ou sob irrigação no sertão nordestino, a “BRS Pujante” atinge elevada produtividade sem adubações: 705 kg/ha e 1.586 kg/ha, respectivamente. São quantidades que superam às
obtidas por variedades de cultivos tradicionais na região. "Atingir safras satisfatórias em situações agrícolas tão diversas torna a variedade uma inovação técnica para a cadeia produtiva do feijão-caupi no Vale do rio São Francisco", afirma o pesquisador Carlos Antonio Fernandes Santos, da Embrapa Semi-Árido.
Além de boas safras de grãos, ela apresenta resistência às principais viroses que atacam a cultura. Em 10 ensaios de competição realizados entre 2004 e 2005 nas áreas de sequeiro (6) e de irrigação (4), não foi observado sintomas de campo à virose mosaico dourado e apenas uma pequena incidência às viroses mosaico severo e do grupo Potyvirus, explica animado.
O cultivo do BRS Pujante exige dos agricultores alguns cuidados especiais, embora simples. Adubações, por exemplo, não são recomendadas. Segundo Carlos Antonio, elas podem levar a planta a um grande crescimento de folhas e prejudicar a produção de grãos. Por outro lado, na área plantada é preciso realizar um controle eficiente de ervas
daninhas e com a aplicação adequada de insumos químicos: vinte dias após a emergência, para controle do pulgão, e outra no período da floração, para impedir a infestação do gorgulho. As informações são da assessoria de imprensa da Emvrapa.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA e tenha acesso aos conteúdos do site.
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada.
Leia os nossos Termos de Uso e
a Privacidade.