Embrapa lança variedade de feijão caupi

Agronegócio

Embrapa lança variedade de feijão caupi

Além de boas safras de grãos, ela apresenta resistência às principais viroses que atacam a cultura
Por: -Giuliano
6 acessos

Submetida a cultivos em áreas de sequeiro ou sob irrigação no sertão nordestino, a “BRS Pujante” atinge elevada produtividade sem adubações: 705 kg/ha e 1.586 kg/ha, respectivamente. São quantidades que superam às

obtidas por variedades de cultivos tradicionais na região. "Atingir safras satisfatórias em situações agrícolas tão diversas torna a variedade uma inovação técnica para a cadeia produtiva do feijão-caupi no Vale do rio São Francisco", afirma o pesquisador Carlos Antonio Fernandes Santos, da Embrapa Semi-Árido.

Além de boas safras de grãos, ela apresenta resistência às principais viroses que atacam a cultura. Em 10 ensaios de competição realizados entre 2004 e 2005 nas áreas de sequeiro (6) e de irrigação (4), não foi observado sintomas de campo à virose mosaico dourado e apenas uma pequena incidência às viroses mosaico severo e do grupo Potyvirus, explica animado.

O cultivo do BRS Pujante exige dos agricultores alguns cuidados especiais, embora simples. Adubações, por exemplo, não são recomendadas. Segundo Carlos Antonio, elas podem levar a planta a um grande crescimento de folhas e prejudicar a produção de grãos. Por outro lado, na área plantada é preciso realizar um controle eficiente de ervas

daninhas e com a aplicação adequada de insumos químicos: vinte dias após a emergência, para controle do pulgão, e outra no período da floração, para impedir a infestação do gorgulho. As informações são da assessoria de imprensa da Emvrapa.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink