CI

Embrapa leva novas cultivares de trigo na Expotécnica

As sementes da BRS Pardela e da BRS Tangará estão disponíveis nesta safra para os produtores de grãos do Paraná


Duas novas opções de trigo para o Paraná, as cultivares BRS Tangará e BRS Pardela, poderão ser visualizadas a campo, durante a 16ª Expotécnica, evento promovido pelo instituto Emater, nos dias 9 e 10 de julho, no Sítio São José, Km 21, em Sabáudia (PR).

As sementes da BRS Pardela e da BRS Tangará estão disponíveis nesta safra para os produtores de grãos do Paraná. “Nos experimentos, estas cultivares alcançaram média de produtividade de 4mil Kg/ha. Isto quer dizer que há potencial para aumentar a produtividade no Paraná”, calcula o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.

Segundo ele, a BRS Pardela é uma opção para o mercado de farinha para o fabrico de pão francês, porque possui elevada força de glúten (capacidade de volume e qualidade industrial para produção de pão) e boa estabilidade de farinha. Também pode ser utilizada na fabricação de massas em geral e como mistura de farinhas com menor força de glúten. “Esta cultivar também destaca-se por apresentar boa resistência ao oídio, à ferrugem da folha, com moderada resistência à brusone e às manchas foliares”, destaca Bassoi.

A BRS Tangará também se destaca por suas características industriais como boa qualidade para panificação. “Associado a isto, apresenta boa sanidade, com destaque para resistência da ferrugem da folha e oídio. Também tem ampla adaptação geográfica, mas seu pico de rendimento é em locais com temperatura mais amenas”, enfatiza Bassoi. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.