CI

Embrapa Pecuária Sul divulga na sexta os resultados da 2ª PAC da Angus


A Embrapa Pecuária Sul, em Bagé-RS, vai realizar na próxima sexta-feira (11/05), às 14 horas, um Dia de Campo destinado a produtores, em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA) para apresentar os resultados da 2ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) com touros da raça Angus. Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2011 e vão destacar o grau de desempenho dos 21 animais participantes da prova. Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul Joal Brazzale Leal e Marcos Yokoo que acompanharam as fases da PAC vão apresentar os resultados.


Na programação estão agendadas duas palestras, uma delas será do pesquisador da área de Melhoramento Animal da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo, intitulada "Melhoramento de carcaça bovina por meio do ultrassom". A outra será proferida pelo professor do departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro), Júlio Barcellos, que falará sobre o tema “Produção Intensiva de Carne Bovina com uso de Irrigação”.

De acordo com Felipe Moura, diretor de Marketing da associação, houve um ótimo grau de desempenho dos animais participantes da prova. “Além da qualidade que as fazendas levaram este ano, da boa condição que a Embrapa oferece aos exemplares Angus, a principal importância deste teste é a divulgação da raça pelos centros de pesquisa do Brasil”. Para se ter ideia, os 21 tourinhos, que hoje estão com 18 meses, iniciaram a prova dia 26 de agosto, ocasião da primeira pesagem, com peso médio de 286,95 kg. Já em 21 de outubro, dia da terceira pesagem, esses mesmos animais apresentaram peso médio de 367,43 kg. “E agora, finalizados os oito meses de prova, os pesquisadores envolvidos com o experimento constataram peso médio de quase 500kg por animal, criados somente a pasto”, exalta Juliana Brunelli gerente da entidade.


No teste, que conta com apoio do Núcleo Bageense de Criadores de Angus, foram avaliadas características de desempenho e performance, de fenótipo como conformação frigorífica, precocidade de terminação e musculosidade, além de área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio. Os animais Angus participantes da prova são de 13 propriedades de oito municípios do Rio Grande do Sul. Da cidade de Santa Vitória do Palmar, as Cabanhas Santa Joana e Santa Amélia, Agropecuária Albardão e Estância Tradição. De Dom Pedrito, Cabanha Acácia e Fazenda da Barragem. Do município de Bagé, Fazenda do Baú e do Salso. E, finalizando, a Agropecuária Proteção (Rio Grande), Estância Santa Eulália (Pelotas), Cabanha Santa Nélia (Jaguarão), Cabanha dos Tapes (Tapes) e Fazenda Reconquista (Alegrete). O teste conta com a parceria de CRI e Acatak e apoio da Speedrite e Tortuga.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7