CI

Embrapa promove treinamento em preparo de viveiros e manejo de peixes

O treinamento é gratuito, ofertado exclusivamente a piscicultores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam nesta atividade



A Embrapa Amapá promove, na próxima sexta-feira, 24/9, das 8h às 18h, o treinamento prático "Preparo de Viveiros e Manejo de Peixes", na piscicultura e “Pesque e Pague da Fazendinha”, localizada no distrito de Fazendinha (Macapá). O treinamento é gratuito, ofertado exclusivamente a piscicultores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam nesta atividade. De acordo com o coordenador do treinamento, pesquisador Marcos Tavares Dias, os participantes terão a oportunidade de acompanhar e tirar dúvidas sobre procedimentos de rotina em uma piscicultura e também observar o trabalho dos técnicos da Embrapa com relação a coleta e análise de sangue e parasitos de peixes.

O conteúdo programático abrange técnicas de adubação de tanques de alevinos, arraçoamento e alimentação de tambaqui, tambatinga (híbrido do tambaqui com a pirapitinga ) e pirarucu, biometria de tambaqui e pirarucu, reclassificação de peixes durante engorda e transferência de viveiros, análise de qualidade de água nos viveiros, análise de parasitos em tambaqui e tambatinga e cuidados com sanidade na piscicultura, despesca e abate de peixes para comercialização.

A estrutura da piscicultura onde será realizado o treinamento é composta de 12 tanques, onde são cultivados atualmente as espécies tambaquis, tambatinga e pirarucu. “Optamos por esta estrutura por ser uma das mais próximas da cidade de Macapá e porque já comprovamos que têm uma boa rotina de piscicultura, como preparação de tanques para cultivos, biometria, análise da água (pH, temperatura, oxigênio dissolvido na água e uso de kits para análise de água), além de servir de laboratório para nossas coletas de material”, afirmou Marcos Tavares Dias, que vai ministrar o treinamento junto com uma equipe de pesquisadores, bolsistas e estagiários da área de piscicultura da Embrapa Amapá.

A oferta deste curso faz parte do projeto “Aspectos Sanitários e Parasitológicos de Peixes Cultivados em Pisciculturas de Macapá, Estado do Amapá: Diagnóstico e Intervenções”, que recebe recursos financeiros do CNPq, Ministério da Agricultura, Rede AquaBrasil (da Embrapa Pantanal, no Mato Grosso do Sul) e Ministério da Pesca e Aquicultura. Por meio deste projeto, em três anos a Embrapa Amapá espera prover o mercado e demais setores da atividade com informações técnico-científicas capazes de estabelecer critérios para programas de sanidade para peixes cultivados no Amapá. Outra linha de trabalho é a formação de recursos humanos para atuar no setor produtivo do Estado.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Amapá

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.