CI

Embrapa realiza curso sobre Agrofloresta em área de agricultores familiares no AM

Agrofloresta em área de agricultores familiares é o tema do curso que acontece nos dias 6 e 7 de abril


Foto: Divulgação

Agrofloresta em área de agricultores familiares é o tema do curso que acontece em Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas,  nos dias 6 e 7 de abril , com objetivo de sensibilizar e capacitar os participantes em tecnologias de Sistemas Agroflorestais  como opção de agricultura sustentável para Amazônia. As atividades acontecem na Comunidade Terra Nostra, ZF5, tendo como público agricultores e técnicos do setor primário. O curso está sendo ministrado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental , Silas Garcia de Sousa. Em seu conteúdo, o curso aborda o que é agrofloresta,  características de um Sistema Agroflorestal (SAF), área, desafios para implantação,  arquitetura de SAF com castanheiras e  componentes prioritários de SAF.

Sistemas agroflorestais são modelos de produção que associam espécies florestais com cultivos agrícolas , de maneira simultânea ou sequencial, podendo incluir também criação de animais. Os sistemas são diversificados e consideram aspectos ecológicos , econômicos, sociais e ambientais.

O curso Agrofloresta em área de agricultores familiares é uma realização da Embrapa, por meio do projeto Validação de tecnologias com potencial de aplicação em SAF´s, sistemas ILPF e recuperação de pastagens degradadas na região amazônica (Amapec), que é coordenado pela Embrapa no âmbito do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado com recursos do Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

A atividade do curso sobre Agrofloresta conta com apoio do Instituto Excelsa, que é uma organização não governamental com foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia através da reconstrução das áreas degradadas, por meio do plantio e cultivo de castanheira-do-Brasil e palmeira de pupunha pelas comunidades do Amazonas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.