Está em Sinop, no Mato Grosso, várias delegações de técnicos agrícolas e agrônomos representando os países de Angola, Camboja, França e Laos, onde este último realiza, com a presença do Ministro da Agricultura, Siene Saphangthong, intercâmbio de tecnologia em plantio de arroz de terras altas.
A empresa Cereaisnet Sementes e Pesquisas foi quem recebeu as delegações. Os representantes estão conhecendo as tecnologias e variedades de arroz de terras altas (sequeiro) produzidas e difundidas pela empresa juntamente com o CIRAD (Centre de Cooperation Internationale de Recherche Agronomique pour le Développement).
Saphangthong afirmou que os sistemas de plantios e variedades cultivadas no centro de pesquisa podem ser utilizados em seu país, pois atualmente na Ásia a produção por hectare alcança apenas 1.700 kg/ha contra os até 6.000 kg/ha colhidos com as variedades de arroz produzidos pela Cereaisnet. Com essa transferência de tecnologia, a competitividade do arroz nesses países deve aumentar e para a empresa será adquirido mais variedades de arroz aromáticos e nipônicos que hoje são considerados nichos de mercado. As informações são da Assessoria de Imprensa da Cereaisnet Sementes e Pesquisas.